30 JUL 2013
Semana de Aleitamento Materno será de 4 a 9 de agosto

“Apoio às mães que amamentam. Próximo, contínuo e oportuno”. Esse o slogan da XXI Semana Mundial de Aleitamento Materno, a ser realizada entre 4 e 9 de agosto. Em Marília, a abertura será realizada dia 5 de agosto, às 10 horas, no Auditório “Octávio Lignelli”, piso superior da Biblioteca Municipal, pelo prefeito Vinícius Camarinha e pelo secretário municipal da Saúde, Márcio Travaglini.

Ao longo de toda a semana serão desenvolvidas atividades nas unidades de saúde, nos hospitais e Banco de Leite com as equipes coordenadoras visando sempre aumentar a conscientização da importância da doação. O evento será encerrado no sábado, às 15 horas, no Alves Hotel com o “Chá Solidário”, numa parceria com o Fundo Social de Solidariedade. No evento, haverá uma premiação especial aos servidores da saúde que têm se destacado no trabalho para estimular o aumento de doadoras.

Segundo a enfermeira Sandra Domingues, supervisora do Banco de Leite Humano, a doação de leite materno contribui para a redução da mortalidade neonatal, problema que o Brasil vem tentando superar. “O leite materno contém nutrientes que o alimento de outros mamíferos não possuem como anticorpos e glóbulos brancos, essenciais para bebês abaixo do peso. O leite que muitas mulheres jogam fora pode significar a sobrevivência de prematuros” afirmou.

Anualmente, o país coleta mais de 160 mil litros de leite humano pasteurizado, com qualidade certificada, que são distribuídos a mais de 175 mil recém nascidos.

Atualmente, o Banco está procurando superar a diminuição do estoque com campanhas nos meios de comunicação. “Atualmente, estamos com 50 doadoras para 24 bebês. O número é baixo e precisa ser melhorado”, disse Sandra Domingues.

No inverno e nas férias, essa realidade preocupa em todo o Estado de São Paulo.  Pode ser doadora, toda mulher que estiver amamentando seu filho e tiver a sobra do alimento. A mulher precisa estar saudável, sem que haja o consumo de medicamentos incompatíveis com a amamentação.

Segundo o Ministério da Saúde, os bebês de zero a seis meses devem ser alimentados exclusivamente com o leite materno, já que possui proteína, vitamina, água e sais minerais.

Em Marília, o Banco de Leite Materno está localizado na Avenida Santo Antonio, nº 136.