22 ABR 2013
Secretaria da Cultura destaca qualidade do II Festival de Curtas

“Expresso da verdade”, do produtor Thiago de Oliveira Santos, conhecido como “Colosso”, foi o vencedor do II Festival de Curtas promovido pela Secretaria Municipal da Cultura na última sexta-feira. Em torno de 200 pessoas acompanharam a exibição no auditório “Octávio Lignelli”.

No total, nove curtas foram apresentados durante mais de três horas,  num trabalho coordenado por Márcia Caffer e  Marcelo Fernandes. Na abertura, o Cônsul Honorário de Portugal em Marília, Manoel Joaquim Pires, apresentou um curta produzido por ele em 1962, retratando Marília. “Foi através desse trabalho que surgiu a idéia de organizar o festival de curtas e deu certo”, comentou Márcia Caffer.

Em seguida, houve a apresentação dos demais inscritos:

“Ferrovia na Alta Paulista – da chegada a decadência- de Ayrton Rodrigues Júnior

“Raízes da terrinha… Mercadão 9 de julho”- de Márcia Aparecida Saoncella

“Marília , cidade do futuro” –de João Frasão

“Marília, quando o passado e o futuro se encontram”- de Hélder Cristiano Soares

“Amigo de Getulio “ de Wilza Aurora Mattos

“O bairro onde Nasci”- de Clélia Fernandes Amorim

“1:33” – de Bruna Passoni

“Um dia de outono em Marília” – de Andrea Mariano

A análise foi feita por três jurados especialmente convidados: os educadores Tito Bassan e Regina Peregrino Morales, além da jornalista Laíse Araújo. Na análise deles, “Expresso da verdade foi o vencedor”, ficando em segundo lugar “1:33 e em terceiro “Raízes da terrinha…Mercadão 9 de julho”. Já no julgamento do público presente, o vencedor foi “1:33”

A secretária municipal da Cultura, Taís Monteiro, elogiou a qualidade do evento e voltou a dizer que a meta do prefeito Vinícius Camarinha é a popularização da área. “Estamos preparando projetos importantes com esse objetivo. Sugestões e parcerias com a iniciativa privada também serão muito bem vindas”. completou.

Foto Wilson Ruiz