28 MAR 2013
Prefeitura buscará novos intercâmbios culturais para alunos da rede municipal

O prefeito municipal Vinícius Camarinha acompanhou nesta quarta-feira (27) a apresentação do projeto ‘Ópera na Escola’, desenvolvido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Ministério da Cultura, Cielo e Transbrasiliana. Mais de 1,2 mil crianças das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) tiveram contato com a música clássica, através da apresentação do tenor Jorge Durian.

“Foram dois dias de apresentações e a avaliação é totalmente positiva, nossos alunos gostaram e iremos propor a renovação, anual, da parceria para a realização do projeto”, disse a secretária Fabiana Rodrigues Cruvinel.

Paulistano, o tenor Jorge Durian também agradeceu a receptividade em Marília e falou do objetivo do ‘Opera na Escola’. “Há quatro anos esse projeto está sendo realizado, atendendo a mais de 60 mil crianças. A maioria absoluta não tinha nenhum contato com a música clássica. Minha meta é a valorização da música e da cultura no Brasil. Fiquei plenamente satisfeito de poder trabalhar com os alunos de Marília. A Prefeitura deu todas as condições para executar o trabalho”, disse Durian.

O projeto é em cumprimento a lei nº 11.769, sancionada em 2008, determinando que a música deverá ser conteúdo obrigatório na Educação básica. O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração entre os alunos. “Esse trabalho vai ter um reflexo muito importante no rendimento escolar, social e até familiar dos alunos. As educadoras estão tendo mais uma qualificação para trabalhar o tema”, disse a secretária da Educação, Fabiana Rodrigues Cruvinel.

A oportunidade oferecida aos alunos também foi elogiada pelo prefeito Vinícius. “Um grande projeto, esse tipo de música, de espetáculo não são oferecidos em qualquer lugar e felizmente milhares de alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a formação de uma orquestra, sobre o trabalho de um maestro e de um tenor, Queremos ampliar esse intercâmbio cultural, levar nossas crianças a museus, bibliotecas, trabalhar cada vez mais o extraclasse, isso traz riqueza para a vida dos nossos alunos”, concluiu o prefeito.

Foto: Wilson Ruiz