21 MAR 2013
Prefeitura implanta Controladoria Geral do Município

A partir da próxima segunda-feira (25), a Prefeitura Municipal passa a contar com a Controladoria Geral do Município. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Vinícius Camarinha, durante apresentação sobre  ações da Administração.

Em coletiva a imprensa, o secretário de Administração, José Roberto Marques de Castro, apresentou a pedido do chefe do Executivo, um diagnóstico do setor e medidas emergenciais para corrigir distorções existentes, entre elas a reestruturação de cargos, funções e atribuições dentro da pasta, em forma de decreto e a implantação da Controladoria Geral do Município que irá agregar a Corregedoria, a Auditoria e Ouvidoria municipal, que irá estreitar a relação entre o Poder Público e a população através do 08007766111. Aouvidoria receberá através de ligações anônimas ou nominais denúncias, sugestões e reclamações. As ligações serão gratuitas e poderão ser feitas por celular. Também estará disponível para o mesmo fim, o e-mail [email protected]

“Encontramos um quadro adverso em relação ao município. Temos excelentes servidores, mas muitas distorções precisam ser corrigidas. A Controladoria vai ser um canal importante para atacarmos alguns desses problemas”, comentou.

De acordo com o prefeito Vinícius Camarinha a Controladoria Geral do Município vai estabelecer regras dentro do municipalismo e a Ouvidoria, principalmente, será fundamental para dar voz à população.  “O cidadão vai atuar como fiscal da Administração”, afirmou. Através dela o munícipe poderá deixar sua mensagem que será encaminhada a pasta pertinente. Um relatório com todas as queixas e sugestões será encaminhado semanalmente ao chefe do Executivo, para os encaminhamentos necessários. “A Ouvidoria será essencial para ajudar a Administração. Hoje o cidadão tem dificuldade de reclamar, de sugerir. Com a Ouvidoria a população terá um canal direto com o poder público”, disse.

Além da Ouvidoria, a Corregedoria dará mais transparência às ações da Administração no tocante a apuração de supostas irregularidades e a Auditoria Municipal irá acompanhar as ações do governo, relacionadas a gastos e redução de custos.

Durante a coletiva também foram autorizados pelo prefeito Vinícius a implantação do Código de Ética e Disciplina do Servidor Público, a realização de exames complementares de perícia médica e a informatização do controle da frota, para garantir o melhor aproveitamento do serviço, com redução considerável de custos aos cofres municipais.

Presente a coletiva, a vice-presidente da Câmara dos Vereadores, Sônia Tonin, afirmou que na gestão anterior houve um desmando no que diz respeito à Administração e aos servidores de um modo geral e que correções são necessárias. “Estou aqui para corroborar, para ajudar na modernização da Prefeitura”, comentou.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024