19 MAR 2013
Prefeitura abre espaço para ensaios da Banda em Balde

Com três anos de formação, a Banda em Balde, regida pelo pedagogo e músico, Augusto Botelho Campos, passa a partir de agora a realizar os ensaios no Centro Cultural “Ezequiel Bambini”; um reconhecimento da administração municipal pelo trabalho de resgate à cidadania e valorização à cultura realizada grupo.

A Banda em Balde nasceu como um projeto social e hoje tem seu trabalho reconhecido no Mapa Cultural Paulista edição 2011-2012, representando Marília, como melhor grupo de música instrumental. Por conta disso, a Banda em Balde está presente em duas faixas do CD do Mapa Cultural.

Formado por 15 jovens carentes, a banda impressiona pelos sons extraídos de baldes, latas, tambores, cabides, e demais instrumentos ‘alternativos’. “Quem não conhece o trabalho, estranha a proposta. Mas, se surpreende quando vê o resultado”, comentou o músico e responsável pelo projeto, Augusto Botelho Campos.

Segundo ele, pela primeira vez, o Poder Público se envolveu com o projeto, cedendo o espaço para que os ensaios fossem realizados. “Ensaiávamos em garagens das casas dos alunos. Agora, nosso trabalho começa a ser reconhecido e respeitado. Esse é um incentivo que precisávamos”, comentou.

O objetivo do projeto é levar o trabalho para todos os bairros de Marília. Para isso, busca apoio público e junto às empresas privadas. Dentro dessa proposta de multiplicação, no dia 23, às 19 horas, a banda estará se apresentando na Associação Espírita, sediada na Casa do Pequeno Cidadão VII – Jardim Damasco, iniciando uma nova etapa do projeto. A entrada é de graça. A apresentação da banda também já está confirmada para a programação do Aniversário de 84 anos de emancipação político-administrativa de Marília.

De acordo com Daniela Bueno, da Secretaria da Cultura, a atual administração tem incentivado as ações culturais, inclusive oferecendo ferramentas de fomento para a elaboração de projetos que venham contribuir para a valorização da cultura no município. “A banda apresentou suas dificuldades e a secretaria abraçou o projeto”, concluiu.