11 JAN 2013
Prefeitura anuncia medidas emergenciais para amenizar crise na saúde

O prefeito municipal Vinícius Camarinha anunciou nesta quinta-feira, em coletiva no auditório do gabinete, medidas emergenciais voltadas à saúde, como contratação de médicos e manutenção de veículos.

Além da imprensa, o vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho, secretários municipais e vereadores participaram da autorização das melhorias.

“Estamos lançando oficialmente o primeiro PERC (Programa Emergencial de Recuperação da Cidade) e mesmo com a situação crítica por qual passa a administração, com a dívida de aproximadamente R$ 200 milhões, decidimos agir imediatamente e amenizar o sofrimento das milhares de pessoas que aguardam exames, consultas e medicamentos. Por exemplo, existem mais de 17 mil pessoas que aguardam exames laboratoriais e estamos, hoje, assinando um Termo Aditivo com o Hospital Universitário para acréscimo de 5.333 novos exames/ mês, para exames de imagem, com mais de 10 mil pacientes na fila, estamos autorizando a abertura imediata de processo licitatório para aquisição de 2.390 exames/mês”, explicou o prefeito Vinícius Camarinha.

Representando os vereadores, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Eduardo Nardi elogiou a postura do prefeito Vinícius em revelar ao mariliense a realidade da administração, mas sobretudo, em buscar soluções para recuperar a cidade. “O enfrentamento precisa ser imediato e a saúde é prioridade. A falta de recursos, os desvios encontrados pela nova administração atingiram quem mais precisa, a população que vai ao posto, que não tem condições para comprar e procura um medicamento na rede. Hoje não existe divisão partidária, estamos aqui para somar ao prefeito e sua equipe para buscar soluções sérias e responsáveis para Marília”, disse o vereador.

Os números da crise e do déficit na saúde foram apresentados pelo secretário titular da pasta, Márcio Travaglini que aproveitou para agradecer ao prefeito e a equipe da saúde pelo empenho em melhorar o atendimento ofertado na rede municipal. “O prefeito Vinícius mostra sensibilidade e honra com os compromissos firmados junto à própria população, as melhorias vão desde o serviço oferecido nos postos às condições de trabalho do servidor”.

A crise na saúde trouxe também a evasão de profissionais e as medidas anunciadas preveem a contratação de médicos.

“Faltam profissionais de saúde, de médicos a técnicos de enfermagem, o que prejudica ainda mais o bom andamento do trabalho, estamos autorizando a contratação de cinco médicos para a Estratégia de Saúde da Família, abertura imediata de processo seletivo para contratação de médicos nas áreas de psiquiatria para o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) Infantil e de clínica médica e pediatria para os Pronto Atendimentos das zonas Norte e Sul, além de um médico auditor”, disse Vinícius.

Com a frota sucateada, num total de 142 veículos necessitando de manutenção preventiva ou emergencial, a prefeitura fará a manutenção imediata em 28 veículos, sendo sete ambulâncias do SAMU, dois veículos da Central de Ambulâncias, oito veículos da Divisão de Zoonoses e outros 11 para o transporte de pacientes graves.

Programa Emergencial da Saúde anunciado pelo prefeito Vinícius Camarinha:

Contratação de 07 médicos

Recuperação de 28 veículos

Aquisição de 07 veículos e 01 micro ônibus

Aquisição de 86 itens de materiais de consumo para estoque de 90 dias

Aquisição de 59 tipos de medicamentos com estoque para 60 dias

Termo Aditivo com o Hospital Universitário para 5.333 novos exames laboratoriais

Aquisição de 2.390 exames de imagem

Termo Aditivo com o Hospital Universitário para a realização de 2 mil exames de raio x no Pronto Atendimento da Zona Norte