15 OUT 2019
NOTA LUTO OFICIAL – MORTE EX-PREFEITO DR. JOSÉ SALOMÃO AUKAR

A Prefeitura de Marília comunica o falecimento do promotor aposentado e ex-prefeito de Marília (1993 a 1996) Dr. José Salomão Aukar, aos 88 anos.

Neste momento de dor, a administração municipal e o prefeito Daniel Alonso decretam três dias de luto oficial e se solidarizam com os familiares e amigos.
O velório acontecerá hoje (15/10), a partir das 9h, no Velório Municipal da Av. da Saudade, Sala 4, e o sepultamento ocorrerá às 17h30 no cemitério Parque das Orquídeas.

História
Nascido em Muzambinho, em Minas Gerais, no dia 15 de janeiro de 1931, Salomão Aukar foi criado em São Simão, cidade próxima a Ribeirão Preto, de onde saiu para cursar Direito em Santos.
Tornou-se Promotor de Justiça na Capital em 1965. Transferido a Marília, exerceu diferentes funções no Ministério Público, com destaque para atuação no Júri Popular.
Espírita, ganhou notoriedade por seu envolvimento em projetos de atendimento social, como o Lar de Meninas Amelie Boudet, o asilo Casa do Caminho e o atendimento em centros espíritas da cidade.
Aposentou-se no MP em 1985 e manteve todas as atividades em Marília. Naquele ano recebeu da Câmara o título de Cidadão Mariliense.
Em 1992 lançou sua candidatura a prefeito de Marília com o radialista Jô Fabiano como vice-prefeito. Foi eleito com mais de 8.000 votos de vantagem sobre o candidato concorrente.
Deixou as atividades políticas ao final de seu mandato e retomou com muita dedicação os projetos de atendimento social. Só abandonou a atividade em função dos problemas de saúde, que já haviam comprometido sua mobilidade.
Viúvo, foi casado com Sônia Meireles Aukar e teve quatro filhos: Sérgio, Sônia, Sara e Selma, todos residentes em Marília. Deixa netos e bisneto.