29 OUT 2019
CULTURA
Cultura inaugura nesta semana, em parceria com instituições, três projetos de extensão de leitura

Projetos Farmacinha da Leitura, Árvore da Leitura e Bibliotecando na Fundação Casa incentivam e promovem a leitura

Nos dias 29/10, 31/10 e 01/11, a Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Biblioteca Municipal, inaugura três projetos de extensão de leitura, em conjunto com outras instituições sociais de Marília.

Os projetos de extensão, que vêm sendo periodicamente desenvolvidos pela Biblioteca Municipal em parceria com diversas instituições da cidade, têm como objetivos difundir serviços ofertados pela biblioteca, promover o acesso ao livro, a troca e circulação de informação e cultura, bem como incentivar a prática da leitura, por meio da seleção, doação e organização de pequenas bibliotecas nos espaços parceiros e ações de mediação de leitura, a pessoas que moram em regiões afastadas do centro, têm limitações físicas ou estejam em condições sociais específicas.

Em parceria com a Secretaria da Saúde, nesta terça-feira, dia 29, às 15h, será inaugurada na USF Jd. Flamingo (zona oeste), a segunda “Farmacinha da Leitura” da cidade.

A primeira Farmacinha foi inaugurada em abril deste ano, na USF Palmital (zona norte), tendo como propósito levar leitura para dentro das unidades de saúde do município e proporcionar a quem aguarda por atendimento, momentos de descontração e contato com obras literárias.

O projeto é baseado no conceito da Biblioterapia, em que se trabalha a terapia através da leitura para que a pessoa beneficiada possa de alguma forma amenizar suas dores emocionais e físicas, a partir de boas doses de histórias, contos, crônicas e poesias.

Já o projeto “Árvore da Leitura”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento  será, por sua vez, inaugurado nesta quinta-feira, dia 31, a partir das 8h30, no Centro Dia “Irmã Dilma” (zona sul), e tem como proposta auxiliar na saúde física e emocional, bem como no lazer e bem-estar da terceira idade, público acolhido pelos Centros Dias de Marília, por meio da doação de um acervo literário previamente selecionado pela Biblioteca Municipal e da promoção de mediação de leitura.

O projeto surgiu em razão de uma demanda interna, percebida pela assistente social Gisele Lopes, a qual constatou o interesse de idosos acolhidos no local em folhear e ler algumas obras literárias disponíveis no espaço.

O nome “árvore da leitura”, que denomina o projeto, foi concebido em analogia à pessoa idosa, a qual se constitui como um ser de longevidade, composta de histórias, transmissora de sabedoria, cultivadora de valores, e semeadora de sonhos, sentimentos e ensinamentos aos que estão a sua volta.

Já na sexta-feira, dia 1º de novembro, nos períodos da manhã e da tarde, será inaugurada na Unidade da Fundação Casa de Marília, biblioteca remodelada a partir do projeto “Bibliotecando na Fundação Casa”, o qual contou com doação de acervo, organização do espaço, realização de mediação de leitura e oficinas culturais com os internos na instituição. O objetivo do projeto é estimular a prática da leitura, assim como oportunizar aos adolescentes internos desfrutar de literatura e dos cursos que a Biblioteca Municipal oferece.

Tais tipos de projetos de extensão ampliam o acesso ao livro e estimulam a leitura, podendo, segundo as bibliotecárias, contribuir para reduzir o alarmante dado apontado na pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, de 2016, o qual revela que quase metade da população brasileira não lê, e os que leem, leem menos de 5 livros (inteiros ou partes deles) ao ano.

“A leitura é uma prática fundamental a todo ser humano pois, além de constituir-se um exercício que estimula a inteligência e o raciocínio, melhora o vocabulário, aumenta a memória, possibilita a imaginação, provoca sentimentos, empatia (colocar-se no lugar dos personagens), é um instrumento poderoso de transformação do indivíduo e de mudança social ao conceder ao leitor a possibilidade de acessar informações básicas para garantia dos seus direitos, de conhecer e refletir sobre questões políticas e ideológicas, vislumbrar e imaginar universos e situações fictícios. Por esses e outros motivos, que a leitura deve ser difundida a mais e mais pessoas, considerando, principalmente, aquelas com poucas condições de acesso”, comenta a bibliotecária e supervisora da biblioteca municipal Angelina Moreira de Souza.

Para o secretário da Cultura, André Gomes Pereira, os projetos de extensão da Biblioteca Municipal são derivados das preocupações da Administração Municipal, que coloca o incentivo à leitura como uma de suas preocupações principais.

“Em três anos, todos os esforços e investimentos deste Governo, colocaram nossa Biblioteca entre as mais modernas e pulsantes do país. O prefeito Daniel Alonso pediu para que nós, da Secretaria da Cultura, priorizássemos a necessidade de incentivar a leitura e de reorganizar a biblioteca. Nesse sentido, a biblioteca se transformou profundamente em uma biblioteca viva, capaz de dialogar com nosso tempo, capaz de atender as demandas de diferentes públicos e isso tem sido muito importante. Estes projetos de extensão levam um pouco de nossa biblioteca para as comunidades, unidades de saúde e instituições, difundindo e incentivando a leitura”, disse André.

Cronograma das Inaugurações:

29/10 – às 15h:

Projeto: “Farmacinha da Leitura”

Unidade: USF Jardim Flamingo

Endereço: Rua Padre José Osvaldo Nunes, s/nº – Jardim Flamingo, Marília – SP, 17526-690. Telefone: (14) 3432-4154

31/10 – a partir das 8h30

Projeto: “Árvore da Leitura”

Unidade: Centro Dilma Irmã Dilma

Endereço: Avenida Durval de Menezes, 325 Núcleo Habitacional Nova Marília – Centro, Marília – SP, 17523-161. Telefone: (14) 3316-6030

01/11 – manhã e tarde (horários a definir)

Projeto: “Bibliotecando na Fundação Casa”

Unidade: CASA Marília – Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente de Marília