22 NOV 2019
Prefeitura inaugura terceira unidade da Farmácia Municipal em Marília

Em menos de três anos já foram instaladas as farmácias polo das zonas norte e sul; todos os distritos também contam com assistência farmacêutica qualificada

O prefeito Daniel Alonso, ao lado de servidores, de autoridades e da população, inaugurou na manhã desta sexta-feira, dia 22, a Farmácia Municipal Central. Em menos de três anos, é a terceira unidade criada na cidade para atender as necessidades de medicamentos dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

A solenidade de inauguração não interrompeu o atendimento ao público, em gesto de respeito aos usuários que foram ao local neste primeiro dia de funcionamento. Com a inauguração, o prefeito Daniel Alonso superou um desafio de mais de 20 anos, período em que a unidade (Ucaf) funcionou em espaço improvisado na antiga estação ferroviária.

A nova Farmácia Municipal está instalada na avenida Brasil, em frente ao Terminal Urbano (saída das catracas). O prédio passou por adequação e está equipado com ar condicionado, internet para os usuários e banheiros com acessibilidade.

O local comporta até 100 pessoas sentadas e a expectativa é realizar até mil atendimentos por dia. Será a terceira Farmácia Municipal polo instalada em menos de três anos, referência para toda a população com receitas médicas do SUS.

O ato solene contou com as presenças da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Mazuqueli Alonso; do presidente da Câmara Municipal, Marcos Santana Rezende e do vereador João do Bar; do secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá; demais secretários e assessores.

“Enquanto o país reduz investimento em saúde, por causa da crise e perda de arrecadação, aqui em Marília nós dobramos o investimento em insumos e medicamentos de um ano para o outro. A população merece respeito e atendimento digno. Merece também um lugar adequado para buscar seu remédio. Esse é novo padrão que desejamos para nossa cidade”, disse Daniel Alonso.

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, destacou o empenho da equipe da Assistência Farmacêutica, que mantém em funcionamento uma ampla rede de dispensação. Ele lembrou ainda que a nova unidade vai favorecer a melhoria do controle de estoque.

APROVAÇÃO

O aposentado Pedro Escobosa Parron, de 87 anos, saiu satisfeito em encontrar no local o medicamento que utiliza. “Melhorou muito com essa nova farmácia. Eu era atendido ali em cima (Antiga Estação Ferroviária) e a gente vê que melhorou. Também não está faltando remédio. Isso é muito importante”, avaliou o usuário.

Com o ousado plano de resolver gargalo na Saúde, o prefeito Daniel Alonso assumiu compromisso com a qualidade ao implantar as unidades polo nas regiões. Já estão em pleno funcionamento, desde 2017, as unidades Norte (anexa a UBS Santa Antonieta) e da zona Sul (avenida João Ramalho). Também funcionam farmácias municipais regularizadas nas USFs (Unidade Saúde da Família) de todos os distritos.

“Nessa farmácia temos um excelente espaço físico, depósito com ar condicionado para estoque de medicamentos e, o mais importante, a qualificação dos nossos farmacêuticos e da equipe de atendimento”, destacou o chefe do Executivo.

A equipe de trabalho é formada por três farmacêuticos responsáveis, dois assistentes de farmácia, quatro estagiários do curso superior de Farmácia, auxiliar de escrita e de serviços gerais. O horário de atendimento é das 7h às 18h.

Para a supervisora da Assistência Farmacêutica do município, Rosangela Campanhã, as equipes trabalham hoje sob nova perspectiva. “A gestão do prefeito Daniel e do secretário Mustafá nos ouvem e nos respeitam como técnicos”, disse.

A farmacêutica destaca o respaldo. “Temos o amparo necessário para que o trabalho técnico seja feito da melhor forma possível. Conseguimos atender ao cidadão, graças à responsabilidade e seriedade com as decisões tomadas”, afirmou.

DEMANDA CRESCENTE

Quando inauguradas, em 2017, as Farmácias Municipais da zona norte da zona sul atendiam cerca de 500 pessoas por dia, cada uma. Hoje são realizados, em média, entre 700 e 800 atendimentos em cada região.

A expectativa na região central é iniciar já com cerca de mil atendimentos/dia, com possibilidade de crescimento, à medida em que as pessoas conhecerem o serviço. Por conta desse aumento da demanda, acompanhado da perda de poder aquisitivo da população (condições econômicas desfavoráveis no país) atualmente a Assistência Farmacêutica responde por uma das maiores fatias das áreas de investimentos da Saúde.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

22/11/2019
Prefeitura inaugura terceira unidade da Farmácia Municipal em Marília
Fotos da Notícia: Prefeitura inaugura terceira unidade da Farmácia Municipal em Marília