24 OUT 2019
Mais de 53 mil eleitores de Marília ainda não fizeram a biometria obrigatória

Cartório Eleitoral divulga calendário de plantões aos sábados, domingos e feriados. Prazo termina dia 19 de dezembro

Dos 175.617 eleitores – 84.291 da zona 70 e 91.326 da zona 400 -, exatamente 53.717 ainda não fizeram a biometria, que será obrigatória para as eleições do próximo ano, correspondendo a 31% do eleitorado mariliense.

Os números foram divulgados na manhã desta quinta-feira, dia 24, pela chefe do Cartório da 70ª Zona Eleitoral, Karina Marcussi Gomes, que informou também as datas dos plantões para que o eleitor possa regularizar a sua situação e ficar apto a votar nas eleições 2020.

“O Cartório Eleitoral estará de plantão em mais oito datas, aos sábados, domingos e feriados, oferecendo a oportunidade para o eleitor que não tem condições de vir durante a semana em horário comercial. Com estas novas datas, não haverá o porquê do eleitor não regularizar sua situação”, disse Karina.

Os plantões serão realizados nas seguintes datas: 9 de novembro (das 8h às 13h), 15 de novembro (das 8h às 14h), 30 de novembro (das 8h às 14h), 1º de dezembro (das 8h às 14h), 7 de dezembro (das 8h às 13h), 8 de dezembro (das 8h às 14h), 14 de dezembro (das 8h às 14h) e 15 de dezembro (das 8h às 14h).

A chefe do Cartório Eleitoral afirmou que o prazo final para a realização da biometria, que é 19 de dezembro, não será prorrogado. “Já tivemos esta confirmação por parte do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O prazo não será prorrogado, terminando exatamente no dia 19 de dezembro, uma quinta-feira. Por isso, a gente solicita que o eleitor de Marília faça a biometria o mais rápido possível. Caso contrário, não poderá votar na eleição do próximo ano e terá o título eleitoral bloqueado, o que traz consequências para o eleitor.”

Quem não fizer o cadastramento biométrico até o dia 19 de dezembro ficará com o CPF suspenso, não podendo realizar empréstimos em bancos públicos, nem tomar posse em cargos públicos e não tirar passaporte, entre outras consequências. Além disso, se o eleitor for servidor público, pode ter suspenso o pagamento de salários.

Para fazer o biometria basta o eleitor comparecer ao Cartório Eleitoral, que fica na avenida Brasil, 440, esquina com a rua Paraná, na região central da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18, ou então num dos dias de plantão informados acima. Não há necessidade de se fazer o agendamento. “O atendimento tem sido muito rápido nos últimos dias, pois temos capacidade de fazer até 850 títulos por dia e na última sexta-feira (18) foram apenas 240 títulos. O quanto antes a biometria for realizada é melhor, evitando assim filas de última hora”, afirmou Karina.

NÚMEROS

Marília conta atualmente com 73 locais de votação e total de 602 seções eleitorais. Do total de 175.617 eleitores, 121.900 (69%) já estão regularizados e aptos a votar em 2020. Até a manhã desta quinta-feira (24), o total de títulos cancelados é de 18.893 – nestes casos, os eleitores precisam procurar o Cartório Eleitoral para regularizarem a situação.

É bom lembrar que apenas o voto é facultativo para eleitores com mais de 70 anos, mas a biometria é obrigatória. “O eleitor que tem 70 anos ou mais precisa fazer a biometria, pois se quiser votar estará regularizado. Se não fizer a biometria até o dia 19 de dezembro, mesmo que optar em votar, não poderá de jeito nenhum”, finalizou a chefe do Cartório.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM