30 AGO 2019
Ministério confirma Marília no Mapa do Turismo Brasileiro

A cidade de Marília foi confirmada no último dia 23 (sexta-feira), através da portaria nº 271 publicada no Diário Oficial da União, como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro, versão 2019-2021.

Composto por 2.694 municípios divididos em 333 regiões turísticas, o Mapa é um dos principais instrumentos de orientação para atuação do Sistema Nacional de Turismo.

Para Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, “o Mapa é uma radiografia atualizada do potencial turístico do Brasil para investir de forma adequada na melhoria de infraestrutura, realização de campanhas publicitárias, entre outras ações”.

No Estado de São Paulo, 354 municípios atenderam aos critérios exigidos e cadastraram a documentação na plataforma do Ministério do Turismo, formando 49 regiões turísticas no novo Mapa.

Este ano, os estados e municípios contaram com novos requisitos, compromissos e recomendações estabelecidos pelo Ministério do Turismo, como a obrigatoriedade da cidade possuir um Conselho Municipal de Turismo, atuante e eficiente.

O Comtur de Marília existe desde 1992, tornou-se deliberativo em 2017 e participa de forma direta e fundamental nas ações de incremento da atividade turística no município.

“Marília, juntamente com Garça e Gália, compõem a Região Turística Alto Cafezal e tem a responsabilidade de atuar na região com foco na qualidade, roteiros e melhorias dos serviços prestados”, disse o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo está a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E” e é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais.

Além disso, subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

Marília, classificada na categoria B, e já reconhecida oficialmente como MIT (Município de Interesse Turístico), vem trabalhando, em parceria entre o poder Executivo, o Comtur e iniciativa privada para obter recursos do Estado e outras ações de incentivo e desenvolvimento do turismo.