19 AGO 2019
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Cidade tem dia histórico, com visita do Ministro que simboliza o combate à corrupção no país; Prefeito Daniel recebeu Sérgio Moro, Capitão Augusto, Major Olímpio e aliados.

A convite do prefeito Daniel Alonso, o ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro visitou Marília nesta segunda-feira (198) e conheceu o sistema de videomonitoramento que funciona na Prefeitura. O modelo foi elogiado e poderá ser replicado em outras regiões do Brasil.

A visita foi um convite do prefeito Daniel Alonso e do deputado federal Capitão Augusto. Em abril, o chefe do Executivo mariliense e o parlamentar estiveram em audiência com o ministro, em Brasília.

A comitiva do ministro, coordenada pelo Capitão que representa a região, contou com as participações do senador Major Olímpio e dos deputados federais Cezinha de Madureira e Coronel Tadeu. Estiveram também presentes, o Presidente da Câmara de vereadores Marcos Rezende e os vereadores Cicero do Ceasa, Evandro Galete, João do Bar, Albuquerque, Mauricio Roberto e Delegado Wilson Damasceno.

O prefeito Daniel Alonso participou da recepção a Moro no desembarque, em Bauru, cidade onde o ministro participou de visita ao Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) no CPI 4 – Comando de Policiamento do Interior.

Em seguida, por volta das 16h, voou juntamente com Moro e a comitiva oficial num avião da FAB (Força Aérea Brasileira), em viagem de cerca de 30 minutos até Marília. O prefeito Daniel recepcionou o ministro em seu gabinete, juntamente com vereadores, servidores municipais e imprensa.

EXEMPLO PARA O PAÍS

“É um grande prazer estar em Marília. Estamos em uma pequena viagem conhecendo os sistemas de videomonitoramento. Parte do trabalho do Ministério da Justiça é isso: conhecer experiências locais para que nós, avaliando estas experiências, possamos reproduzi-las em outros locais, o que tem de melhor”, declarou Sérgio Moro.

Em seu pronunciamento, o ministro aproveitou uma “deixa” do senador Major Olímpio, que minutos antes havia mencionado a importância de mais recursos para a pasta da Justiça e Segurança Pública, e emendou:

“Na questão do orçamento, infelizmente o país padece de uma crise fiscal. Os orçamentos dos recursos públicos estão muito limitados. Defendemos que haja um orçamento maior (para a Justiça e Segurança Pública). É uma discussão não só dentro do governo, mas no Congresso. O presidente apoia e acreditamos que estamos avançando”, disse.

Moro mencionou o Pacote Anticrime, que tramita no Congresso e classificou como natural que haja embates e divergências, a partir do debate parlamentar, mas disse acreditar em avanços para combate aos crimes violentos e o crime organizado no país.

Ele defendeu ainda que o governo tem conseguido, já nestes meses de atuação, resultados importantes na área de Segurança Pública. Ele apontou redução de 20% no índice de assassinatos, o qual atribuiu tanto a iniciativas locais – como o videomonitamento de Marília – como a ações do governo federal, uma vez que a queda foi nacional.

O prefeito Daniel Alonso destacou a satisfação e o dia histórico. “É uma honra estar recebendo o ministro Sérgio Moro em nossa cidade. Todos sabemos que ele é um grande brasileiro, que enfrentou a criminalidade de forma corajosa e está ajudando a reescrever a história do nosso país. Receba, ministro, a gratidão da população de Marília”, disse Daniel.

Após o pronunciamento na Prefeitura de Marília o ministro seguiu para a Universidade de Marília (Unimar), onde participou da abertura da XXVI Semana Internacional do Curso de Direito. Ele falou sobre o projeto Anticrime, de sua autoria, que está sob análise no Congresso.

A visita à Prefeitura de Marília e o pronunciamento do ministro Sérgio Moro podem ser acompanhados na íntegra pelo endereço eletrônico simplificado https://bit.ly/2KY094n

Fotos: Mauro Abreu e Ligia Ferreira

19/08/2019
Fotos da Notícia: Dia histórico: Prefeito de Marília recebe Ministro Sérgio Moro e apresenta central de videomonitoramento