19 SET 2018
Marília terá Conferência Municipal de Saúde com ampla participação popular

Pré-Conferências acontecem no dia 17 de outubro, às 19h30, na Emef Edméa Sola

A Prefeitura de Marília e o Comus (Conselho Municipal de Saúde) iniciaram mobilização para estimular moradores, entidades e organizações da sociedade civil a participarem da X Conferência Municipal de Saúde. O evento, considerado o maior e mais relevante em âmbito local para debater os temas da área, acontece nos dias 23 e 24 de novembro.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, afirmou que o “momento é delicado para a saúde no país” e espera a “conferência mais participativa já promovida na cidade” para que o SUS (Sistema Único de Saúde) seja fortalecido com a legitimação popular.

O tema do encontro é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação / Financiamento do SUS”. É a oportunidade do cidadão contribuir com propostas que podem melhorar a política de saúde.

“É importante a participação dos usuários, dos profissionais de saúde, dos dirigentes de instituições e todos que puderem. O SUS está em construção e precisa desse envolvimento para sua consolidação, contemplando melhor as expectativas da sociedade”, disse a secretária.

COMUS

Para a secretária-geral do Comus, Tereza Machado, os usuários precisam ocupar seu espaço nas discussões. “Faço parte do Conselho como representante do São Miguel e bairros adjacentes na zona oeste. Vejo que podemos conquistar muito, exercendo a cidadania. Não podemos deixar de correr atrás dos nossos direitos e também dar nossa colaboração”, observou Tereza.

PRÉ-CONFERÊNCIAS

As discussões e apontamentos de propostas têm início nas pré-conferências, que acontecerão no dia 17 de outubro, às 19h30, na Emef “Edméa Braz Rojo Sola”, atrás do CMEEC (Centro Municipal Educacional, Esportivo e Cultural) “Professora Neusa Maria Bueno Ruiz Galetti”, popular ginásio da avenida Santo Antônio.

Os participantes serão distribuídos em grupos, de acordo com as regiões da cidade. As propostas serão organizadas de acordo com os três eixos temáticos da Conferência: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS.

Para participar da Pré-conferência basta comparecer sem a necessidade de inscrição prévia. Quem necessitar de transporte, contará com coletivo da Prefeitura saindo das unidades de saúde e locais estratégicos dos bairros até a Emef Edméa Sola.

Foto: Carlos Rodrigues