10 MAI 2018
AGENDA CULTURAL
“Toque de Senzala” acontece sexta-feira e resgata cultura e tradições da cultura afro-brasileira

Nesta sexta-feira (11), às 20h, o Teatro Municipal recebe a 2ª edição do projeto “Toque de Senzala – Onde Tudo Começou”, organizado pelo grupo de religião de matrizes africanas Templo de Umbanda Caboclo Cobra Coral do Pai Maicon, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.

O evento apresentará a história da mitologia africana, danças, capoeira, samba e cantigas, além de palestra que irá tratar a importância de combater o preconceito racial e a intolerância religiosa.

O projeto contará também com presença do grupo Stylo Black, da cidade de Tupã, Projeto Afrofest e também ligado à Ongumont, ganhadora do edital do Proac da Secretaria Estadual da Cultura.

Maio, mês de combate ao racismo e à intolerância, de reflexão em memória e resistência, quando completa 130 anos da abolição da escravatura no Brasil (13 de maio), último país a aderir à liberdade aos negros africanos que foram escravizados neste país, sendo mês de realização de atividades e ações afirmativas organizadas pelo movimento negro e poder público.

Segundo Pai Maicon, do Templo de Umbanda Caboclo Cobra Coral, o “Projeto Toque de Senzala” foi incluído na agenda cultural do município, através do projeto de Lei de autoria do vereador Mauricio Roberto, com apoio e reconhecimento da Câmara Municipal.

“Este é mais um projeto de conquista ligada aos terreiros de Marília e região, importância imensurável e histórica mostrando que os povos tradicionais e de religiões africanas estão ocupando espaço legítimo, resgatando aquilo que a história tentou apagar, pois representamos a resistência negra dos quilombolas que lutam contra todas as injustiça e perseguições, e que agora tem uma   retratação histórica  em memória de Zumbi do Palmares”, disse Pai Maicon .

“Nada como trabalhar a temática sensibilizando a sociedade sobre esta importante questão, que traz heranças e tradições culturais, intrinsecamente ligadas a questões sociais e culturais, nossa identidade brasileira”, disse André Gomes, secretário municipal da Cultura.

Haverá artesanatos relacionados à religião de matrizes africanas e presença de artesãos indígenas da Aldeia Tereguá.

Programação

20h – Abertura Cantora Sambista Jô Moura – canções de Samba de Malandro e homenagem aos Orixás

20h15 – Cia de dança Stylo Black- cidade Tupã- Projeto Afrofest/PROAC

20h30 – Toque de Senzala “Onde Tudo Começou” teatro que contará historia sobre a mitologia africana