16 NOV 2017
SAÚDE
Saúde fará “plantão” sábado no Maracá direcionado aos beneficiários do Bolsa Família

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove nos sábados  (dias 18 e 25), um plantão específico para atendimento aos moradores dos bairros Maracá e Montana, beneficiados pelo Programa Bolsa Família. Ônibus da Saúde estará no antigo escritório da Construtora Pacaembu, das 8h às 16h.

É uma oportunidade para que sejam checadas e cumpridas as condicionalidades do programa. A iniciativa do atendimento aos sábados visa facilitar o acesso dos moradores do Montana e Maracá. Quem mora em Padre Nóbrega ou no bairro Trieste Cavichioli, pode procurar a USF Nóbrega.

As condições para permanecer no Bolsa Família incluem compromisso das famílias nas áreas de Educação e Desenvolvimento Social. No caso da saúde, é preciso manter a caderneta de vacinação em dia, acompanhamento de peso das crianças e pré-natal das gestantes.

Estes atendimentos são feitos regularmente, mas a demanda aumenta com a aproximação do fim do ano. A Secretaria Municipal da Saúde determinou, entre os dias 1 e 24 de novembro, o reforço no acolhimento para pesagem, medição e acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento das crianças com até sete anos. Avisos foram afixados em todas as unidades.

No caso de descumprimento, o programa Bolsa Família aplica efeitos gradativos, começando com uma advertência, que não afeta o recebimento do benefício. Quando o descumprimento se repete em um período de até seis meses, há o bloqueio, que impede que as famílias recebam o benefício por um mês. Quando há esse tipo de sanção, o valor pode ser sacado depois.

Se, após o bloqueio, houver novo descumprimento em até seis meses, o benefício fica suspenso por dois meses, sem possibilidade de a família reaver essas parcelas. O efeito mais grave é o cancelamento do benefício.