10 OUT 2017
Caoim tem programação especial para marcar Dia Mundial de Combate a Obesidade

Medidas foram anunciadas pela secretária municipal da Saúde, Kátia Santana

Em comemoração ao Dia das Crianças e ao Dia Mundial ao Combate a Obesidade Infantil, o Caoim (Centro de Atendimento a Obesidade Infantil de Marília) realizou uma série de atividades  especiais nesta semana. Na prática, são exemplos de como as famílias podem adotar hábitos em casa ou no bairro onde vive, para uma vida mais saudável.

Entre as atividades desenvolvidas com as crianças e adolescentes do Caoim estão a caminhada e utilização da academia ao ar livre. Nesta semana, os profissionais levaram grupos para fora da unidade e exploraram espaços como a praça Higashi Hiroshima, em frente a Emdurb.

Também foram desenvolvidos exercícios físicos em quadra, lanche saudável, palestra com dicas práticas e saudáveis para alimentação nas datas festivas, com posterior atividade que simulou “compra em supermercado”. Panfletos de propagandas ajudaram no calculo do quanto as famílias costumam gastar, parte do seu orçamento doméstico, com guloseimas.

Com esse valor, os educadores em saúde mostraram o que seria possível comprar em alimentos mais nutritivos para toda a família. “Exemplos simples e práticos que podem ajudar as famílias a mudarem e melhorarem seus hábitos de vida”, explica a enfermeira Magda Rodrigues Azevedo, que integra a equipe.

O SERVIÇO

O Caoim é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde que desenvolve programa contemplando orientação nutricional, atividades físicas e outras ações de atenção à saúde com foco na criança/adolescente e qualidade de vida para as famílias. A cada semestre, são oferecidas 240 vagas.

O atendimento é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com portas abertas para a população. Basta que os pais ou responsáveis procurem a unidade para fazer uma avaliação e encaminhamento para o atendimento, orientação e tratamento.

O acesso pode ocorrer ainda por meio das unidades de saúde do município. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3454-6618, ou pessoalmente na rua Nove de Julho, nº 395, próximo a Justiça Federal. O atendimento é das 07h às 17h.

Fotos: Divulgação Assessoria PMM