28 SET 2017
SAÚDE
Movimento Outubro Rosa sai às ruas neste sábado; população está convidada para caminhada

Acontece neste sábado (30), a partir das 09h30, com saída na rua Nove de Julho (em frente ao Camelódromo), a Caminhada do Movimento “Outubro Rosa” de Marília. São aguardadas pelo menos mil pessoas, integrantes de organizações diversas como entidades, clubes de serviço, instituições de ensino, igrejas, associações, grupos de voluntariado, empresas e órgãos públicos.

O trajeto tem cerca de 1 km, passará na rua São Luiz e terminará no Espaço Cultural. O objetivo é chamar a atenção para a importância da informação, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. A caminhada é organizada pela Prefeitura Municipal de Marília, por meio das secretarias da Saúde, Direitos Humanos e Assistência Social.

Com essa abertura, explica a secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, espera-se incentivar os eventos, a decoração e iluminação de espaços na cor rosa e as atividades de livre iniciativa, ao longo do mês de outubro.

Para participar da caminhada, basta comparecer, preferencialmente, com alguma camiseta ou adereço nas cores rosa ou branco. Haverá distribuição do laço símbolo da campanha. A proposta é uma manhã festiva, com música, animação e muita informação sobre o combate ao câncer de mama.

HISTÓRIA DE VIDA

O desafio de vencer o câncer é uma realidade para milhares de mulheres (e alguns homens) que recebem o diagnóstico todos os anos. A estimativa é que este ano sejam descobertos 60 mil novos casos da doença. É o início de uma luta em que as chances de vitória são grandes, com a identificação precoce.

A comerciante Madalena Colombo Abdo, de 56 anos, recebeu o diagnóstico em 2014. Ela conta que jamais deixou-se abalar e encarou o tratamento com determinação. “Neste mesmo ano fiz a quadrantectomia (retirada de ¼ da mama), oito sessões de quimioterapia e 30 de radioterapia. Senti muitos efeitos colaterais, mas em momento algum desanimei”, conta.

Hoje a comerciante faz parte da Associação Amigos do COM, ainda realiza acompanhamento com oncologista e mastologista. Seu “tratamento” se completa com o trabalho voluntário na entidade, onde pode ajudar pessoas que passam pelo mesmo desafio.

MOVIMENTO

A iniciativa do município de organizar a caminhada como “pontapé inicial’ das ações, por meio das secretarias, foi elogiada pela comunidade. A servidora Sônia Custódio, coordenadora do Nuac (Núcleo de Apoio à Comunidade) da Famema – Faculdade de Medicina de Marília, destaca que cabe ao Poder Público a tarefa de organizar não apenas a rede de atenção, mas apoiar os movimentos que lutam pela causa.

“É importante que o município assuma esse papel, como um facilitador para que os serviços relacionados à prevenção e tratamento do câncer de mama sejam divulgados, promovidos e possam ajudar ainda mais a população. A caminhada conta com o apoio do Complexo Famema. Vamos levar o tema para as ruas e também para suas atividades internas”, disse Sônia.

A fisioterapeuta Maria Izabel Travitzky, da Santa Casa de Marília, destaca a união em torno da causa. “Com as organizações trabalhando juntas, a prevenção será muito mais divulgada”, afirmou. A mesma avaliação faz o comerciante e rotariano Odair José Vieira, corretor de imóveis e associado do Rotary Club de Marília de Dirceu. “Vamos participar porque é uma causa nobre. Quem não conhece alguém que teve essa doença?”, questiona.

A Caminhada Outubro Rosa terá início na rua Nove de Julho, no quarteirão entre a avenida Ipiranga  e Tancredo Neves (próximo ao Camelódromo). O percurso será Nove de Julho até a rua São Luiz, subindo pela Campos Sales e encerrando no Espaço Cultural. O evento será animado por uma estrutura de som.

Para suporte aos participantes e também informação sobre o câncer de mama à população em geral, o Ônibus da Saúde estará estacionado na popular “Ilha” em frente à Galeria Atenas. Haverá sorteio de brindes. A Emdurb atuará no apoio do trânsito por meio do Gaoc. (veja abaixo todas as instituições confirmadas).

SERVIÇOS

A secretária municipal da Saúde informou que, como ação de assistência à saúde do município, serão intensificados durante o mês de outubro os serviços voltados à mulher, como a mamografia e o exame Papanicolau.

Os procedimentos de rotina são realizados através da rede básica. Já o diagnóstico é feito por meio da atenção secundária (Ambulatório de Patologias Mamárias), além dos prestadores de serviços, no caso dos exames mais sofisticados. O tratamento dos casos confirmados também é realizado por meio do SUS, na Santa Casa de Marília e Hospital das Clínicas.

Instituições confirmadas (Caminhada Outubro Rosa)

• Associação Amigos do COM – Centro de Oncologia de Marília
  • Associação do Bairro São Miguel e Adjacências
  • Corpo de Bombeiros