13 MAR 2015
Nebulização avança na zona Norte da cidade e nos distritos

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do setor de Divisão de Zoonoses – vem intensificando nos últimos dias, nos bairros da zona Norte e nos distritos de Marília, os trabalhos de nebulização para o combate ao mosquito transmissor da dengue.

Nos bairros Marina Moretti, Parque das Nações e Santa Antonieta II, além do distrito de Rosália, as ações de nebulização já foram concluídas. “Por determinação do prefeito Vinicius Camarinha, temos intensificado as nossas ações. Já estamos finalizando os trabalhos no distrito de Padre Nóbrega. Depois vamos realizar as atividades em Avencas, Lácio e Dirceu, respectivamente”, informou Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde.

Segundo Eduardo Rocha, responsável técnico da dedetizadora Agroatta – empresa contratada para os trabalhos emergenciais de nebulização na cidade – as ações serão concentradas, nos próximos dias, no bairro Santa Antonieta. “Nossas equipes, em parceria com os agentes de saúde da Divisão de Zoonoses, têm atuado no bloqueio e controle de criadouros, preparando os locais para a nebulização. Nesta quinta-feira, fizemos a nebulização dos imóveis que estão localizados próximos ao Pronto Atendimento da zona Norte. Estamos indo em direção ao centro da cidade”, ressaltou Rocha.

Abreuzão e Ginásio de Esportes – Além da zona Norte, nesta sexta-feira (dia 13), os profissionais da Agroatta também vão promover atividades de nebulização no Estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal – o Abreuzão, localizado na Avenida Vicente Ferreira, e no Ginásio de Esportes (Cemesc) da Avenida Santo Antônio.

“No período da manhã, vamos direcionar dois grandes grupos de trabalho, com máquinas costais, para estes locais. Além disso, também vamos nebulizar algumas quadras ao redor destas áreas públicas”, comentou Eduardo Rocha.

Critérios técnicos – A Secretaria Municipal da Saúde e a SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) vêm obedecendo critérios técnicos na escolha das áreas a serem atendidas pelos trabalhos de nebulização, tais como: densidade demográfica, níveis de pendência, características de trânsito e facilidade de deslocamento.

“A zona Sul, pela alta densidade demográfica, extensão e disposição viária, deverá ser nebulizada com equipamento móvel motorizado, enquanto a zona Norte continuará a receber o trabalho feito com máquinas costais, já iniciado. A nossa ideia é que as equipes trabalhem em sentido convergente rumo à área central”, enfatizou Lupércio Garrido Neto.

Prefeitura e Corpo de Bombeiros vistoriam

imóveis na Chácara São Carlos

O Corpo de Bombeiros de Marília continua vistoriando imóveis fechados ou abandonados por toda a cidade em parceria com a Prefeitura Municipal. Nesta quinta feira, o trabalho foi realizado na região da Chácara São Carlos, zona oeste de Marília.

O agendamento é a partir denuncias via plantão do Grupamento, pelo telefone 193, ou Ouvidoria da Prefeitura Municipal, 08007766111. “A população está tendo o reconhecimento de que a ação dos bombeiros serve como retaguarda para o controle da infestação do mosquito Aedes aegypti, da dengue e por conseqüência, em benefício da saúde dos marilienses. Por isso, é fundamental a ação coletiva contra a doença”, comentou o capitão Góes Junior.

O decreto de emergência, assinado pelo prefeito Vinicius Camarinha, permite que os imóveis sejam abertos, fiscalizados e quando houver necessidade, os criadouros do mosquito eliminados. “O fundamental é a eliminação das larvas do Aedes para o controle da proliferação e da dengue”, completou.

A manicure Lúcia Barbosa, moradora na Rua Antonio Gimenes Castilho, disse que contraiu a dengue. “A população precisa ter consciência num todo da sua obrigação. Eu cuido do meu quintal, mas aqui mesmo, vocês estão vendo, existem muitos espaços com objetos que servem de ambiente para a procriação do mosquito”, afirmou.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Wilson Ruiz