19 AGO 2014
Prefeitura autoriza licitação para três novos poços na zona norte

Foi confirmado nesta segunda feira uma informação muito importante para o abastecimento d’água da zona norte de Marília: a abertura da licitação para a perfuração de três poços profundos.

O edital de licitação nº 024/2014 prevê nos Altos do Palmital, a perfuração do poço, instalação de equipamentos de bombeamento e reservatório. As propostas poderão ser apresentadas até às 9h00 do dia três de setembro e a abertura dos envelopes será às 9h10 da mesma data.

Já para a região da Examar, foi aberta a licitação de nº 025, prevendo o poço, equipamento de bombeamento e rede de adutora. Os envelopes com as propostas poderão ser apresentados até às 14h00 do dia três de setembro. A abertura será às 14h10 do mesmo dia.

O terceiro poço profundo será perfurado no Jardim Primavera. A licitação de numero 026/2014 prevê poço, equipamento de bombeamento e rede adutora. As propostas poderão ser apresentadas até 4 de setembro às 9h00. A abertura dos envelopes será às 9h10.

Segundo o prefeito Vinicius, a licitação para o poço profundo e adutora do distrito de Padre Nóbrega está em fase final. Os envelopes com as propostas serão recebidos até às 15h00 desta quarta feira, dia 20. A abertura será 10 minutos depois. “Com esses quatro poços licitados, mais o da Macul já perfurado e sendo preparado para entrar em funcionamento, vamos colocar em prática o planejamento de regionalização do abastecimento de água. Os reservatórios serão fundamentais para garantir a distribuição seguindo a demanda de consumo dos moradores. Se essas licitações não tiverem recurso, o processo de perfuração será agilizado, beneficiando a população”, explicou Vinicius.

Ele voltou a destacar que seu governo fará até metade de 2015 o que o governo anterior não executou em oito anos pelo abastecimento d’agua de Marília. “O investimento total em poços, reservatórios e adutora será de cerca de R$ 10 milhões. Os recursos foram obtidos junto ao governo do Estado e através de emendas dos deputados federais Abelardo Camarinha e Walter Ihoshi. Está havendo a aplicação de recursos da própria Prefeitura. É um grande pacote no sistema de abastecimento. Esses investimentos vão continuar sempre, para acompanhar o crescimento da cidade”, afirmou.

Ele citou o poço profundo do Cascata, com 1.100 metros de profundidade e produção de 200 mil litros/hora, garantindo o abastecimento de água de toda zona Leste de Marília. Posteriormente, uma adutora ligará o poço com o reservatório da zona sul (R6). O sistema está orçado em R$ 1, 7 milhão.

Haverá também a perfuração de mais dois poços no Sistema Cavalete (zona Sul) onde a nova adutora está concluída; um em Lácio, e outro em Padre Nóbrega. Também serão construídos reservatórios em Nóbrega (200 mil litros), ETA do Rio do Peixe (1 milhão de litros), próximo à Estação Rodoviária (2 milhões) e outro no bairro Riviera (200 mil litros). Já as adutoras, ligarão o poço profundo do Cascata ao reservatório R6 (zona sul) e o Sistema Cavalete ao reservatório do Nova Marília 3. “Investimento em água precisa ser constante devido ao crescimento populacional da cidade. Nosso plano é equilibrar a produção e o consumo com essas obras de emergência e depois executar investimentos de forma permanente”, concluiu Vinicius.

O prefeito destacou ainda o investimento nos equipamentos de captação, tratamento e distribuição de água. “Inclusive houve a compra de bombas reservas para a substituição imediata em caso de queima do aparelho. Esses equipamentos a população não vê, mas são fundamentais para o sistema”.

Texto: Assessoria de Imprensa

Fotos: Wilson Ruiz