21 JUL 2014
Chegam à Marília 50 novas bicicletas para a Ciclofaixa

O Governo do Estado atendeu ao pedido do prefeito Vinicius Camarinha e já enviou para Marília mais 50 bicicletas para utilização no projeto da Ciclofaixa da Avenida das Esmeraldas, aos domingos.São mais veículos da Caloi, aro 26, com 21 marchas.

O prefeito solicitou o reforço devido a grande demanda de pessoas, cerca de 1.500 participantes por domingo. As bicicletas já chegaram a cidade e começaram a ser montadas e reguladas pelo mecânico do projeto mantido pela Prefeitura, Federação Paulista de Ciclismo e governo estadual.

Vinicius Camarinha foi pessoalmente receber os veículos. “Fiz o pedido ao Estado devido ao sucesso da Ciclofaixa. As 100 bicicletas conseguidas inicialmente ficaram insuficientes. Agora serão mais 50, para o esporte e lazer, desde a praça da Emdurb até Lácio pela Avenida das Esmeraldas, num total de 10 quilômetros, ida e volta”, destacou o prefeito.

Ele anunciou também o planejamento para implantar nos bairros as praças multiuso com espaço para se praticar o ciclismo, bem como Cooper e caminhada.

Inaugurada em 13 de abril, com  disponibilidade do empréstimo de 100 bicicletas gratuitamente, hoje o movimento está maior que a oferta. “Constatei pessoalmente a grande demanda das bicicletas para o empréstimo, e com isso uma imensa fila de pessoas aguardando pela disponibilidade. Agora serão mais 50. Isso significa que a Ciclofaixa em Marília é um sucesso”, disse Vinicius.

Cada pessoa tem direito à concessão gratuitamente de uma bicicleta por hora. “A partir dos sete anos emprestamos bicicletas. O horário disponível, é entre 9h00 e 15h00, mas como a demanda está muito grande, a partir das 8h00 já estamos liberando. Para quem tem o próprio veículo, o espaço é liberado ás 7h00.

As novas bicicletas começaram a ser montadas com a devida regulagem de marchas, freios, pneus e bancos. “Já estamos iniciando o trabalho e algumas já serão utilizadas neste domingo, porém a maioria terá utilização a partir do outro  domingo dia 27. “São bicicletas de excelente qualidade. Além disso, semanalmente regulamos todos os veículos do projeto. A manutenção é semanal”, disse o mecânico Luis Carlos da Silva.

A Secretaria de Esportes do Estado e a Federação paulista de Ciclismo parabenizaram Marília pelo sucesso do projeto. “Ficamos muito felizes pela Ciclofaixa ter dado certo. É a somatória de atividades: esporte, lazer e educação no trânsito”, destacou o secretário Municipal de Esportes Gastão Pinheiro Junior.

Além das bicicletas, chegaram também 50 bancos portáteis que serão utilizados pelo pessoal que trabalha na orientação dos ciclistas ao longo do trajeto. “Agora os instrutores ficarão confortavelmente sentados desenvolvendo as atividades, ou seja, tudo devidamente estruturado”, comentou o coordenador Antonio Carlos Prieto.

Por sua vez, o professor de ciclismo Eduardo Almeida Ribeiro lembrou que a “Escolinha” continua funcionando no “Abreuzão”, debaixo da arquibancada do placar, durante a semana, com técnicas de ciclismo e trânsito. “Nosso horário é de segunda a sexta feira, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. Basta ter 6 anos de idade”, comentou.