24 MAR 2014
Cultura: Artistas marilienses são homenageados pela CONBLA

Em evento realizado no último dia 15 de março, pela Confederação Brasileira de Letras e Artes (CONBLA), as marilienses Tais Vanessa Monteiro – secretária municipal da cultura; Denise Campos Justino – ativista cultural; e a artista plástica Cínara Lucca Matiotti; receberam títulos e nomeações em solenidade promovida pela instituição. As indicações foram feitas pelo Barão, Delegado e Comendador da CONBLA, o artista plástico Vadinho.

A cerimônia aconteceu em dois andares da Mansão Baccarat – representante oficial dos Cristais Baccarat-França, no Jardim Europa,em São Paulo. Após a solenidade presidida pelo Príncipe Dom Ydenir P. Machado, os convidados foram recepcionados com um coquetel comemorativo – com apresentação do Quarteto de CordasLa Regina- onde se reuniram artistas, poetas, escritores e produtores culturais, e também foram empossados como Delegados da CONBLA, entre outras homenagens.

A ativista cultural há quase 15 anos, Denise Campos, foi indicada pelo Barão Vadinho por ser Organizadora Oficial dos importantes Salões de Arte Contemporânea de Marília, que foi retomado desde 2.007 com sucesso, inclusive com participações de artistas de outros países como Portugal, Canadá e diversos estados do Brasil, e acontece de forma bienal. Denise foi admitida na categoria de membro, recebeu a medalha e posteriormente foi chamada novamente para nomeação como Delegada para a região Centro-Oeste do Estado, com a missão precípua de agregar artistas dos diferentes ramos das Letras e das Artes à CONBLA.

Cínara Lucca Matiotti, artista plástica, foi admitida na categoria de membro, recebeu a medalha e também nomeada como Delegada para a região Centro- Oeste do Estado, além de ter-lhe sido concedido o título de “Embaixadora da Paz” com todos os direitos, honras e deveres pertinentes ao cargo.

Já a secretária municipal da cultura e artista plástica, Tais Monteiro, além de ter sido nomeada como Delegada para a região Centro-Oeste do Estado, foi concedida as honras, dignidade e o título de Baronesa Monteiro, e foi presenteada com um brasão personalizado. Ainda foi recebida como membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico do Grande ABC, que lhe outorgou o Reconhecimento como Gestora Pública.