09 OUT 2013
CULTURA
Correios comemoram com o Museu de Paleontologia de Marília os 20 anos da descoberta do primeiro fóssil na cidade

Para comemorar os 20 anos da descoberta do primeiro fóssil em Marília, o Museu de Paleontologia da cidade realizará evento no qual os Correios farão o lançamento de um carimbo comemorativo e a apresentação de selo personalizado alusivos à data.

O evento, aberto ao público, será realizado na sexta-feira, 11/10, às 19h30, no Museu de Paleontologia de Marília, localizado na Avenida Sampaio Vidal, n° 245, Centro, e contará com a presença de autoridades, filatelistas e convidados.

O Museu de Paleontologia de Marília foi inaugurado em 25 de novembro de 2004, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e de Turismo, tendo como coordenador o paleontólogo William Nava.

Foi em 1993 que Willian Nava encontrou os primeiros fragmentos ósseos de um titanossauro em Marília. Os Titanossauros eram dinossauros saurópodes (herbívoros) de médio a grande porte, que habitavam o antigo continente Gondwana, durante o período Cretáceo, entre 65 e 80 milhões de anos.

Marília é uma região rica em fósseis desses extintos animais, e as descobertas e estudos feitos com esses fósseis ajudam a compreender o passado do planeta. Hoje, a cidade é conhecida pela comunidade científica por seu potencial paleontológico e tem seu nome gravado no mapa da paleontologia brasileira.

O Carimbo

O carimbo apresenta, ao centro, os dizeres “20 Anos da Descoberta do Primeiro Fóssil em Marília”, acompanhado pelo desenho de um titanossauro. Ao redor, em círculo, os dizeres “Museu de Paleontologia” e “Correios – Marília– SP”, bem como as datas 9 de outubro a 11 de novembro de 2013, em alusão ao período de utilização do carimbo na agência da cidade.

Os colecionadores e interessados em montar suas peças filatélicas com o uso desse carimbo poderão solicitá-lo na agência central dos Correios de Marília, na Rua Paraná, n° 80, Centro.

O Selo

O selo personalizado é composto por duas partes: na primeira, apresenta a bandeira nacional tremulando ao vento sobreposta pela moldura do mapa do Brasil preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional. Na segunda parte, apresenta uma foto do paleontólogo, pesquisador e coordenador do Museu de Paleontologia de Marilia, Willian Nava, diante de um fragmento ósseo de um titanossauro, ainda encravado na rocha de arenito, acompanhada pelo desenho do dinossauro e a inscrição “20 Anos da Descoberta do Primeiro Fóssil em Marília”.

Os selos personalizados serão utilizados nas postagens de correspondências oficiais das Secretarias municipais de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e  Turismo, bem como do Museu de Paleontologia de Marília.

Serviço:

Evento de comemoração 20 Anos da Descoberta do Primeiro Fóssil em Marília

Data: 11 de outubro

Horário: 19h30

Local: Museu de Paleontologia de Marília – Avenida Sampaio Vidal, n° 245, Centro.