28 MAR 2013
Prefeitura abraça projeto e doa computadores para Laboratório do Devisate

Desde que foi criado, em 2009, esta é a primeira vez que o projeto Recicla Etec conta com o apoio do poder público. Com o objetivo de ampliar o conhecimento através da informática, a Administração Municipal Vinícius/Sérgio Sobrinho, doou esta semana, cerca de 100 computadores, ao Laboratório da Etec “Antonio Devisate”. As máquinas usadas e que foram substituídas pela Prefeitura, foram reaproveitadas no projeto social desenvolvido pela unidade institucional.

Foram repassados pela Divisão de Patrimônio do município, monitores, teclados, estabilizadores, impressoras, mouses e computadores. Segundo explicou o responsável pelo setor, José Cardoso Neto, além de melhorar a estrutura tecnológica dos serviços prestados pela Prefeitura e evitar o acúmulo desnecessário de máquinas em prédios públicos, com a parceria, o município cumpre seu papel social.

O Projeto de reciclagem tecnológica “Recicla Etec” tem como objetivo receber e reciclar equipamentos de informática. Os equipamentos recebidos são reciclados permitindo a sua reutilização, e doados a população carente possibilitando a inclusão digital e social destes indivíduos.

Outra preocupação é o aspecto ambiental. Os equipamentos que não puderem ser reutilizados recebem a devida destinação de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, recentemente sancionada.

De acordo com o projeto, além de estar em consonância com os ideais de sustentabilidade, a iniciativa traz uma inovação para a cidade de Marília e Região que tem quatro faculdades, sendo duas de Tecnologia, onde o descarte do lixo eletrônico, sobretudo equipamentos de informática, é um caso ainda com poucas soluções.

Conforme explicou o coordenador do Laboratório de Informática da Etec, Fábio Henrique Zanella, esse é um projeto pioneiro e que atende não somente as entidades que necessitam de computadores, mas pessoas físicas que comprovem a carência financeira. “Essa semana vamos entregar um dos computadores a um morador de uma das favelas de Marília. É indescritível a realização da pessoa quando recebe o equipamento. Muitos dos nossos alunos, já foram contemplados com o projeto”, disse.

Zanella destacou a importância da parceria com o município para o sucesso do Recicla Etec. “Já pedimos, em anos anteriores, o apoio da Prefeitura, e somente agora, através do Vinícius tivemos a resposta que esperávamos. Essa é uma ação conjunta. Se a administração nos ajudar, o projeto vai poder atender a um número cada vez maior de pessoas”, afirmou.