28 MAR 2013
Pré-conferências da cidade serão no Centro Cultural

O Centro Cultural e de Lazer ‘Ezequiel Bambini’ foi confirmado como local das Pré -Conferências e da 5ª Conferência Municipal  da Cidade de Marília, nos meses de abril e maio. O tema deste ano será ‘Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já’.

A população, por escrito, irá apresentar as propostas. No final de cada encontro, haverá a definição de uma pauta básica para a Conferência Municipal, dia 9 de maio. A programação das pré-conferências será debatida em quatro encontros, sempre às 19 horas.

No dia 2 de abril, estará em discussão o plano municipal de saneamento básico. Em evidência: água,  esgoto e  destinação do lixo.

No dia 9, o tema será mobilidade urbana, com abordagem da malha viária, ciclovias, transporte coletivo e acessibilidade.

O parcelamento do uso do solo será o debate da pré-conferência do dia 16. Os participantes irão discutir o desdobro, a lei de zoneamento e a verticalização.

Finalmente, no dia 23 de abril, estará em discussão a construção da política e do Sistema Municipal do Desenvolvimento Urbano. Em evidência,  o Plano Diretor e a política habitacional.

As propostas de cada pré-conferência serão levadas para o evento final, confirmado para o dia 9 de maio. Na ocasião será definida a proposta de Marília para o evento estadual, no segundo semestreem São Paulo.

O presidente do Conselho Municipal de Habitação e Política Urbana de Marília, Darcy Bueno da Silva diz esperar um grande número de participantes. “É uma ótima oportunidade para a população colocar em prática o espírito de cidadania. São temas muito importantes que visam a melhor qualidade de vida da população. O evento vai definir a proposta de Marília para a conferência estadual”, comentou.

Fazem parte da comissão municipal em Marília: o arquiteto Valdemir Pimentel, Secretário Municipal de Planejamento Urbano; a arquiteta Valéria de Melo Viana, representante da Prefeitura Municipal; a socióloga Carmem Silvia Bueno de Freitas Carvalho, também da Prefeitura, além dos vereadores José Bassiga da Cruz e Sônia Maria Tonin, como representantes do Legislativo.