28 MAR 2013
Prefeitura conquista R$ 1,2 mi para construção de creche escola

O prefeito Vinícius Camarinha assinou esta semana, na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, o termo de adesão ao Programa Creche Escola. O convênio liberado pelo secretário Rodrigo Garcia, vai beneficiar o município com investimento na ordem de R$ 1,2 para construção da unidade com capacidade de atender 150 crianças.

O Programa Creche Escola, lançado em setembro de 2011, foi desenvolvido em parceria entre as Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social e de Educação. O programa tem por objetivo ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Cada unidade, entre obras e equipamentos custaem média R$ 1,5 milhão e tem capacidade para atender de70 a150 crianças. Marília optou pelo modelo com abrangência maior de atendimento, elaborado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação.

Para a execução a prefeitura só precisará ceder o terreno de 2 mil m². A Secretaria da Educação dará todo o resto necessário para a obra, inclusive os equipamentos das creches.

O Programa Creche Escola foi instituído em 26/09/2011, com as assinaturas do governador Geraldo Alckmin e dos secretários Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Social) e Herman Voorwald (Educação). Desenvolvido em colaboração entre o Estado e os municípios, a iniciativa visa ampliar o atendimento a crianças na Educação Infantil.

A priorização dos municípios é feita com base em critérios de vulnerabilidade social estabelecidos pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Para se beneficiar, o município deve primeiro assinar o termo de adesão com a Secretaria de Desenvolvimento Social, para então formalizar o convênio com a Educação ao entregar a documentação exigida.

“Agradeço a atenção do Estado, do amigo, secretário Rodrigo Garcia e do governador Geraldo Alckmin. O programa, com a unidade a ser construída em Marília, vem em excelente hora e ampliará o trabalho que o município já desenvolve junto à população carente”, concluiu o chefe do Executivo, Vinícius Camarinha.