25 MAR 2013
Casos confirmados de dengue sobem para 91

Balanço divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica na última sexta-feira (23) apontou para um aumento no número de casos de dengue no município. Subiu de 81 para 91 os casos confirmados. Este ano, foram investigados 968 casos suspeitos da doença. Deste total foram confirmados por sorologia, 75 casos autóctones, ou seja, em que a contaminação ocorreu dentro do município e 16 importados. Os demais apresentaram resultado negativo.

Os meses de março e abril, devido as condições climáticas, são os mais vulneráveis a um aumento na proliferação de larvas e consequentemente na transmissão da doença.  Segundo o órgão, as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti são permanentes durante o ano inteiro, porém intensificadas nos meses considerados de água e frio.

De acordo com o órgão, é fundamental que a população se mantenha atenta a limpeza dos quintais e dos recipientes que possam acumular água parada, uma vez que a região está em intensa transmissão. A Secretaria da Saúde apela para que a população colabore para evitar criadouros do mosquito. Atitudes simples como substituição dos vasos com pratos de água por areia, a limpeza dos quintais, das caixas d’água, ralos, calhas, entre outros podem fazer a diferença no combate ao mosquito.

O Ministério da Saúde preconiza que o município entra na fase de “transmissão sustentada”, quando passa de 300 casos positivos. Em Marília, apesar da situação ainda estar sob controle, o trabalho da Divisão de Vigilância Epidemiológica tem sido reforçado, principalmente nos bairros onde há maior concentração de casos, a exemplo do Argolo Ferrão e Jóquei Clube.

Sintomas – Causado por um vírus, a dengue pode ser confundida, muitas vezes, com um quadro viral de gripe. Daí a orientação para que ao primeiro sinal de febre a pessoa procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação clínica. O diagnóstico precoce proporciona o manejo clínico adequado, que ações sejam tomadas para o controle de vetores e desta forma diminuir a possibilidade de transmissão. Os sintomas mais frequentes da dengue são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e no fundo dos olhos.

Foto Divulgação

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024