08 FEV 2013
Campanha do sangue provoca aumento de 70% nas doações

Foi plenamente positivo o resultado da campanha de estímulo às doações de sangue nos dias 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro.  A análise da direção do Hemocentro de Marília é de que houve um crescimento médio de 70% em relação às doações das semanas anteriores.

No total, foram 223 doadores em três dias, aguardando-se para essa semana um ritmo ainda aquecido, como reflexo do trabalho do Fundo Social de Solidariedade, Hemocentro e do grupo “Bagunça do Circo”. Na abertura do carnaval em Marília, no sábado passado, os integrantes do “Bagunça” fizeram uma campanha para estimular as doações.

“Nesta época do ano, a estatística de doadores cai muito. Acredita-se que o motivo sejam as férias e viagens. Mesmo assim, em todos os hemocentros paulistas a diminuição de doações nos últimos tempos foi alarmante, a ponto do Governo do Estado ter lançado uma campanha de estímulo permanente. Por isso, nosso trabalho vai continuar”, afirmou  assistente social do Hemocentro, Lucimara Faustino Custódio que destacou também que a maior preocupação é a falta dos tipos negativos de sangue.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Almeida agradeceu o engajamento de muitas pessoas para o resultado positivo da campanha e confirmou que o Fundo vai continuar a parceria com o Hemocentro. “A atuação em conjunto será permanente”, destacou.

Enquanto isso, os médicos marilienses elogiaram a iniciativa. “Parabenizo a presidente do Fundo, Paula Almeida pelo trabalho. Sangue não se fabrica e essa campanha foi fundamental para melhorar o estoque do Hemocentro para os próximos dias. Isso vai evitar até o adiamento de cirurgias”, destacou cirurgião cardíaco da Santa de Marília, Rubens Tofano de Barros.