17 DEZ 2019
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Com estimativa de pelo menos 500 empregos diretos, empresários em expansão agradecem Chefe do Executivo pela doação de áreas
Prefeitura teve apoio e aval da Câmara para doar 20 terrenos no ano, entre entidades e empresas em franco crescimento

O prefeito Daniel Alonso recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 16, proprietários e diretores de empresas beneficiadas com a doação de áreas no Distrito Industrial Santo Barion, na zona norte da cidade. Encontro foi marcado pelo sentimento de gratidão.

O ano termina com a maior doação simultânea de lotes industriais da história de Marília, realizada com critérios técnicos e de forma transparente. O processo foi coordenado pelo próprio prefeito, através do secretário Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico) e apoio da Câmara Municipal.

A estimativa é gerar em 2019 pelo menos 500 empregos diretos, número que será multiplicado ao longo dos próximos anos com o crescimento das empresas. As doações indicadas pelo Poder Executivo foram aprovadas por unanimidade no Legislativo.

Além do prefeito e do titular da pasta, os empresários foram recebidos pelos secretários municipais José Antônio de Almeida (Planejamento Urbano) e Levi Gomes (Fazenda).

O procurador Willian Alves Bernal, que atuará no assessoramento jurídico do município nos processos de doação e o Assessor Especial de Assuntos Estratégicos da Secretaria Municipal da Administração, José Carlos da Silva, responsável pela redação de projetos de interesses da Prefeitura, também acompanharam.

Todos os vereadores foram convidados para e encontro com os empresários. Compareceram o presidente da Câmara. Marcos Rezende, e os edis Evandro Galete e João do Bar. É a Casa de Leis quem dá a palavra final em projetos que visam doação de áreas para o fomento de atividades econômicas e geração de empregos.

O prefeito Daniel Alonso ouviu depoimentos emocionados de empresários que são pressionados pelos custos de aluguel e a angústia de ver negócios viáveis e com forte demanda limitados pela falta de espaço físico.

OPORTUNIDADE

As áreas variam entre mil e 20 mil metros quadrados, todas localizadas no Distrito Industrial Santo Barion, entre o bairro Julieta e o distrito de Padre Nóbrega.

Além dos empregos que serão gerados pela expansão dos negócios, serão ainda dezenas de postos de trabalho indireto, com a mão de obra de pedreiros, serralheiros, marceneiros, pintores, entre outros, que vão trabalhar na construção de novos galpões e instalações.

O secretário Nelson Mora lembrou o processo de seleção. “Analisamos, visitamos as empresas, conversamos com os empresários um a um, para verificar quem realmente estava em condições para expandir”, disse o titular da pasta.

Conforme ele observou, “não adianta entregar uma área pública para um empreendedor que não terá condições de construir. Todos que estão aqui têm planos de expansão, já para o próximo ano”.

É o caso da Telecontrol Sistemas, que foi representada no encontro pela empresária Valéria Cristina Tamião. Ela conta que a empresa criada há 25 anos ganhou mercado e reconhecimento em todo o Brasil, gerando hoje dezenas de empregos. O custo de aluguel era um dos empecilhos. “Vamos realizar o sonho da sede própria”, disse.

O empresário Carlos Eduardo Ferreira, da Du Glass Comércio de Vidros Ltda., tem relato semelhante. Com o mercado de beneficiamento de vidros em franca expansão, vê no lote industrial a oportunidade que esperava. “Nosso agradecimento ao prefeito Daniel, ao secretário Nelson Mora e à Câmara. Se Deus quiser, no próximo ano vocês verão excelentes resultados da doação dessa área”, declarou.

Entre os beneficiados também estão grandes empresas, como a Cacau Foods e Supermercados Kawakami. A indústria alimentícia já exporta para 12 países e terá a oportunidade de expandir negócios no Brasil e no exterior. Já a rede varejista pretende instalar um CD (Centro de Distribuição).

Para o prefeito Daniel Alonso, quem tem que agradecer é a cidade. Ela destacou a diversidade entre as empresas beneficiadas com lotes em 2019. “Nós é que temos que agradecer pela coragem e espírito empreendedor de vocês. Um país é pobre quando não tem empreendedorismo, quando o povo não produz porque não sabe como fazer e não acredita no futuro. Aqui em Marília temos um povo que empreende, temos empresários capacitados e muita gente com vontade de trabalhar. Por isso a nossa cidade é próspera”, disse o chefe do Executivo.

Confira a relação completa de empresas beneficiadas:

Cacau Foods do Brasil Alimentos Ltda

Casa do Mel - Associação dos Apicultores de Marília e Região (AMAR)

Cristalplex Plex Vidros Temperados LTDA

Du Glass Comércio de Vidros Ltda.

Fábrica de Doces Vó Cida de Marília Ltda

GR Transporte Rodoviário de Cargas

Horti Brasil Empreendimentos Ltda

MS5 Indústria de Alimentos Ltda