29 JAN 2020
EDUCAÇÃO
Prefeitura divulga cronograma de volta às aulas para o ano letivo de 2020 na Rede Municipal
Aulas começam terça-feira, dia 4, nas Emefs, e a partir de quarta-feira, dia 5, nas Emeis. São cerca de 18.100 alunos nas escolas municipais

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, divulgou na manhã desta quarta-feira, dia 29, o cronograma de volta às aulas para o ano letivo de 2020 na Rede Municipal de Ensino, que é composta por 61 escolas, sendo 41 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), 19 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e uma Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil).

No início da próxima semana, dias 4 e 5 de fevereiro, aproximadamente 18.100 alunos estarão retornando às aulas nas unidades escolares do município, sendo 10 mil nas Emeis (do berçário ao Infantil II – faixa etária de quatro meses a cinco anos de idade) e 8.100 nas Emefs (1º ao 5º ano – 6 a 10 anos de idade).

O cronograma foi apresentado pelo secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi, e pela supervisora escolar da Educação Básica, Karina Carrião Gomes de Oliveira, sendo que as aulas nas 19 Emefs vão começar na terça-feira, dia 4 de fevereiro.

Já a volta às aulas nas Emeis é realizada de forma escalonada, sendo fundamental a presença dos pais ou responsáveis na reunião que está marcada para terça-feira, dia 4, onde toda equipe escolar – diretor, auxiliar de direção, coordenador pedagógico, auxiliares de serviços gerais, atendentes de escola, estagiários e cuidadores (quando houver) - será apresentada aos pais.

O secretário Prof. Helter Bochi destaca a importância dos pais estarem presentes na reunião desta terça-feira. “Considero fundamental a presença dos pais, pois cada escola tem a sua realidade. A gente orienta os pais a procurarem as escolas para se informarem dos horários de inserção, buscando atender às demandas da comunidade escolar e às necessidades individuais de cada criança, podendo haver horário diferenciado em comum acordo com a família. Nesta reunião são definidas as regras e os combinados para o ano letivo”.

Helter informa que, atendendo pedido dos diretores, o prefeito Daniel Alonso vai disponibilizar auxiliares de escrita para várias unidades da Educação Infantil. “Só temos que agradecer ao prefeito Daniel, que foi sensível à solicitação dos diretores. Desta forma, com os auxiliares de escrita, o trabalho será otimizado nas escolas. Além disso, muitas escolas passaram por benfeitorias e melhorias, melhorando as condições para os nossos alunos.”

CRONOGRAMA

As aulas nas Emeis para os alunos ingressantes em 2020 terão início efetivamente na quarta-feira, dia 5 de fevereiro, sendo o período de inserção para as turmas do Nível I, Nível II, Nível III, Infantil I e Infantil II, no horário das 8h às 9h ou das 13h às 14h, com a presença do pai, mãe ou adulto responsável pela criança. Já as turmas do Maternal I e Maternal 2 começam o período de inserção na quinta-feira, dia 6, das 8h às 10h ou das 13h às 15h, também com a presença do pai, mãe ou adulto responsável pela criança.

A partir do dia 10 de fevereiro (segunda-feira) horário normal para as crianças que eram da escola, no Nível III, Maternal I, Maternal II e Infantil I em 2019, com escuta atenta às necessidades individuais de cada criança, podendo haver horário diferenciado em comum acordo com a família.

A supervisora escolar da Educação Básica, Karina Carrião Gomes de Oliveira, informou que as escolas estão à disposição dos pais para esclarecimento de dúvidas. “A gente solicita aos pais que procurem as escolas onde o filho está matriculado para tirar qualquer dúvida sobre o ano letivo de 2020. Além disso, é fundamental que os pais participem da reunião de terça-feira, dia 4, pois terão o contato direto com a equipe escolar e também poderão esclarecer as suas dúvidas.”

KITS ESCOLARES

O secretário Prof. Helter confirmou a entrega dos kits escolares já na primeira semana de aula. “Esta entrega inédita na primeira semana de aula foi uma determinação do prefeito Daniel Alonso e já está programada. Os kits já estão nas escolas e os pais podem ficar tranquilos que serão entregues já na primeira semana de aula.”

De acordo com Helter, durante o ano letivo os alunos da rede municipal receberão também as mochilas, estojos, tênis e uniformes de verão e de inverno.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa

Noticia prefeitura-de-marilia-realiza-entrega-de-material-literario-para-os-alunos-do-sistema
Há 7 horas
Prefeitura de Marília realiza entrega de material literário para os alunos do Sistema Municipal de Ensino de Marília