04 FEV 2020
Secretaria da Cultura abrirá inscrições para o Projeto Teatro da Cidade
Inscrições acontecerão entre os dias 17 e 28 de fevereiro, sendo ofertadas 180 vagas para aulas gratuitas de Teatro para todas as idades

Entre os dias 17 e 28 de fevereiro, a Secretaria Municipal da Cultura estará com as inscrições abertas para o curso anual de iniciação teatral do Projeto Teatro da Cidade.  Totalmente gratuito, podem se inscrever crianças, jovens e adultos; a idade mínima é 6 anos.

Serão, ao todo, 180 vagas, para as seguintes turmas: Infantil I (6 a 8 anos); Infantil II (8 a 12 anos); Pré-Juvenil (12 a 15 anos); Jovem (15 a 18 anos); Adulta (18 a 50 anos) e Melhor Idade (a partir de 50 anos).

As inscrições podem ser feitas na Casa de Cultura “Cristovam Ruiz” (Av. Santo Antonio, 136 - centro) de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Os interessados precisam comparecer munidos de documento com foto, comprovante de residência e preencher a ficha de inscrição. Os menores de idade devem ir acompanhados pelo pai ou mãe, ou um responsável, que também deverá apresentar a mesma documentação que o aluno.

As aulas, que terão início dia 3 de março (uma vez por semana), acontecem na Casa de Cultura “Cristovam Ruiz Pereira” (Av. Santo Antonio, 136 - centro) e são ministradas por arte-educadores representantes das artes cênicas da cidade.

O projeto é destinado a pessoas que buscam o aprendizado das artes cênicas, por meio da experiência do teatro, como vivência individual e coletiva. A proposta é provocar o potencial criativo do aluno a partir dos exercícios cênicos, atividades lúdicas e jogos.

Para o secretário municipal da Cultura, André Gomes Pereira, “o Projeto Teatro da Cidade é fruto de muito trabalho, ganhou força ao longo dos seus nove anos de atividades, não só daqueles que produz arte e cultura, mas também da população em geral. Hoje temos muito a comemorar, viabilizamos um edital inédito que irá financiar as artes cênicas, tornando o Projeto uma política pública de construção coletiva e de integração entre o poder público e sociedade civil, trabalhamos juntos ações de qualidade para o setor cultural da cidade, assegurando a continuidade do programa para os próximos anos”.

Segundo o coordenador e professor do Projeto Teatro da Cidade, Márcio Martins, o lançamento do edital é mais um passo na construção de uma política pública de cultura, uma grande conquista para o setor em nosso município, estimulando à produção teatral com qualidade, trazendo reconhecimento e valorização artística e cultural em Marília.

Além de facilitar o acesso da comunidade à cultura, o teatro desenvolve um olhar ampliado para o mundo. Desenvolve múltiplas habilidades no ser humano, o senso desde a questão da expressão, da relação com o outro, até a relação com a sociedade e com o trabalho em equipe. Um diferencial do projeto para o desenvolvimento de nossa sociedade, trazendo não só o artístico mais também ações e valores de cidadania.

Ao longo do ano, o aluno é preparado para construir enredos e personagens, idealizar figurinos e cenários, bem como planejar toda a produção dos espetáculos.

“O Teatro da Cidade teve grandes avanços ano a ano. Este ano temos a grande oportunidade de fazer do Projeto uma ação ainda mais abrangente e fortalecida, com o novo espaço e com atividades que se estenderão para além dos alunos, mas também para todos os artistas e população mariliense. Teremos eventos culturais que o projeto este ano almeja realizar como: pequenas mostras de processos artísticos, Saraus Culturais e Oficinas pontuais de especificidades ligadas à prática teatral e a dramaturgia”, explica Márcio Martins.

Todas as turmas, além das aulas de interpretação, também receberão aulas específicas como confecção de adereços, figurinos e cenografia, ministradas pelos profissionais do projeto. Aulas de musicalização e de canto também vão compor o quadro de formação artística neste ano de 2020.

Os resultados desenvolvidos nas turmas do Projeto serão apresentados a população na “Mostra Projeto Teatro da Cidade” no final do curso, celebrando assim o trabalho de nossos artistas participantes ao longo de um ano. Recebendo Certificado de participação e presenteando a população com belos espetáculos, oportunizando uma nova agenda de Cultura para nossa cidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6600.

Confira as turmas e horários para 2020:

Turmas Infantil I e II

Infantil I  de 06 a 08 anos (30 vagas)

Infantil II – de 08 a 12 anos (30 vagas)

Aulas aos sábados, das 09h às 12h

Professora Gabriele Medeiros, monitores: Lívia Zaneti e Vinícius Alexandre.

Turma pré-juvenil (de 12 a 15 anos)

30 vagas - terças-feiras - das 14h às 17h

Professora: Lívia Zaneti, monitora: Gabriele Medeiros.

Turma jovem (de 15 a 18 anos)

30 vagas - terças-feiras - das 18h30 às 21h30

Professores: Calu Monteiro e Letícia Rodrigues.

Turma adulta (de 18 a 50 anos)

30 vagas - quartas-feiras - das 18h30 às 21h30

Professor: Calu Monteiro.

Turma Melhor Idade (a partir de 50)