23 MAR 2020
SAÚDE
Marília começa Campanha de Vacinação contra a Gripe e unidades terão apoio de algumas escolas
Nesta 1ª fase da campanha, que vai até 15 de abril, expectativa é vacinar 40 mil pessoas entre idosos e profissionais da saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, dia 23 de março, em todo o país pelo Ministério da Saúde, sendo que em Marília são 52 equipes de Atenção Primária à Saúde, sendo 12 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e 40 USFs (Unidades de Saúde da Família).
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que este ano algumas escolas municipais e estaduais estarão dando suporte às equipes de vacinação, como explica a coordenadora de Serviços Administrativos da secretaria, Edinalva Neves Nascimento.
“As equipes irão atender também em dias e horários específicos nestas escolas e também na Comunidade Eurípides Barsanulfo. O objetivo é evitar aglomerações e, por isso, estamos ampliando os locais de vacinação”, disse Edinalva.
Já a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido, lembra que esta fase da vacinação vai até 15 de abril.
“Não há necessidade que todos procurem as unidades de saúde ou as escolas logo na primeira semana de vacinação. Vamos ter até 15 de abril para vacinar todos os idosos e os profissionais de saúde. Lembro ainda que a gente recebe as vacinas do Governo do Estado de forma fracionada e também desta forma fazemos a entrega nas unidades, que são reabastecidas na medida em que as vacinas chegam”, afirmou Renata.
A expectativa nesta etapa é vacinar cerca de 40 mil pessoas na cidade, sendo 30 mil idosos e 10 mil profissionais da área da saúde. A campanha terá outras fases (ver abaixo) e seguirá até 23 de maio, quando Marília espera ter vacinado aproximadamente 91 mil pessoas.
ESCOLAS
Até o momento já estão definidas as seguintes escolas, que darão apoio às equipes de vacinação na cidade: Emef Mário Covas (rua Manoel Pinheiro Matos, 840, no Jardim Santa Antonieta); Emef Paulo Freire (rua José Cunha de Oliveira, 50, no Jardim Teotônio Vilela); Emef Myrthes Pupo Negreiros (rua Fernando Fontana, 195, no bairro Costa e Silva); Escola Estadual Padre João Walfredo Rothermund (rua Gildo Bonato, 277, no Jardim Planalto); Emef Antônio Ribeiro (rua Benedito Mendes Faria, 450, no bairro Nova Marília); e Emei Criança Feliz (avenida Guiomar Novaes, 155, no bairro Santa Antonieta); além da Comunidade Eurípedes Barsanulfo (avenida Sampaio Vidal, 2.110-A, no Jardim Continental).
O prefeito Daniel Alonso informou que as equipes foram orientadas a evitar aglomerações nos locais de saúde. “A campanha está começando hoje (segunda-feira) e vai até 23 de maio. Nessa etapa de idosos e profissionais da saúde, até 15 de abril, temos que ter tranquilidade para evitar aglomerações. As equipes foram orientadas a receber essas pessoas, que terão uma sala específica de vacinação, sendo liberadas logo em seguida para retornar as suas casas.”
A responsável pelo Programa Municipal de Imunização ressalta a importância da vacina e de seguir as datas previstas para que as pessoas procurem as UBSs e USFs.
“As influenzas A e B são mais comuns que o Coronavírus e a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe diminui a situação endêmica dos vírus respiratórios no país. Por isso é tão importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha procurem os locais de vacinação dentro cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, com as datas estabelecidas de cada grupo prioritário”, afirmou Renata.
CRONOGRAMA E DIA D
As fases da Campanha de Vacinação contra a Gripe, por público alvo, serão as seguintes:
- 23 de março: idosos e profissionais de saúde;
- 16 de abril: professores, profissionais da força de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos;
- 09 de maio (Dia D de vacinação): todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h, sendo que serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais.
A campanha seguirá em todo o país até o dia 23 de maio.