26 MAR 2020
SAÚDE
Prefeitura de Marília faz teste de vacinação para idosos contra gripe no sistema “drive-thru”
Foram disponibilizadas 1000 (mil) doses da vacina durante a manhã desta quinta-feira

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz um teste na manhã desta quinta-feira, dia 26, entre 8h e 12h30, na rua Goiás, 17, no centro, para vacinação dos idosos no sistema dryve trhu.
“Vamos fazer uma experiência. Será uma tentativa para ver se este sistema vai funcionar bem. Por enquanto está tudo bem e já estamos tendo bons resultados com o público alvo. À medida que forem chegando mais doses de vacinas vamos criando novas estratégias para que toda população alvo da vacina, aproximadamente 91 mil pessoas, sejam alcançada”, afirmou o prefeito Daniel Alonso
Para agilizar o processo de vacinação, a Secretaria de Saúde orienta os idosos que forem ser vacinados que procurem sentar do lado direito do carro, ao lado do motorista e mantenha em mãos a caderneta de vacina, RG ou outro documento oficial com foto.
“Estamos disponibilizando mil doses de vacina para o drive-thru”, informou a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido
Renata Plácido afirma que o drive thru é uma opção a mais para evitar aglomerações, lembra que a vacinação acontece normalmente em todas as unidades de saúde e também nas escolas Emef Mário Covas (rua Manoel Pinheiro Matos, 840, no Jardim Santa Antonieta); Emef Paulo Freire (rua José Cunha de Oliveira, 50, no Jardim Teotônio Vilela); Emef Myrthes Pupo Negreiros (rua Fernando Fontana, 195, no bairro Costa e Silva); Escola Estadual Padre João Walfredo Rothermund (rua Gildo Bonato, 277, no Jardim Planalto); Emef Antônio Ribeiro (rua Benedito Mendes Faria, 450, no bairro Nova Marília); e Emei Criança Feliz (avenida Guiomar Novaes, 155, no bairro Santa Antonieta); além da Comunidade Eurípedes Barsanulfo (avenida Sampaio Vidal, 2.110-A, no Jardim Continental).
A supervisora da Vigilância Epidemiológica de Marília, Alessandra Arrigoni Mosquini explica que esta vacina não imuniza contra a doença do Covid-19 porém como os sintomas gripais e do novo coronavírus são parecidos, a imunização permitirá aos médicos mais facilidade de diagnóstico.
“A vacina contra a Influenza protege dos subtipos virais A (H1N1 e H3N2) e também Influenza B. O produto é feito de vírus inativado e não oferece risco de provocar gripe”, disse Alessandra
O prefeito Daniel Alonso, que acompanhou o início dos trabalhos no drive-thru, voltou a afirmar que sua principal preocupação no momento é evitar o crescimento da propagação do vírus Covid-19 em Marília. “Este sistema em que a pessoa pode vir aqui e ser vacinada dentro do carro, além da ampliação dos locais de vacinação que fizemos este ano, incluindo algumas escolas, visa evitar aglomeração de pessoas, reduzindo assim a proliferação do coronavirus”.
Para que isso aconteça foi feita uma parceria com a Primeira Igreja Batista (PIB) e montadas uma tenda no estacionamento da igreja na rua Goiás, com entrada também pela avenida Nelson Spielmann.
A equipe de funcionários da rede municipal de Saúde é responsável pela aplicação da vacina.

CRONOGRAMA E DIA D
As fases da Campanha de Vacinação contra a Gripe, por público alvo, serão as seguintes:
- 23 de março até 15 de Abril: idosos e profissionais de saúde;
- 16 de abril: professores, profissionais da força de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos;
- 09 de maio (Dia D de vacinação): todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h, sendo que serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais.
A campanha seguirá em todo o país até o dia 23 de maio.