26 MAR 2020
SAÚDE
Prefeitura implanta esquema especial no PA Sul, para atender pacientes com suspeita de Coronavírus
Logo na entrada há um banner direcionando a pessoa para o atendimento

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e da diretoria do PA (Pronto Atendimento) Sul criou um fluxo especial para o atendimento aos pacientes sintomáticos respiratórios com suspeita de Covid-19.
Quem procurar o PA Sul verá logo na entrada um banner direcionando a pessoa que está com sintomas respiratórios para uma tenda montada especialmente para este atendimento, onde será realizada uma primeira triagem por uma técnica de enfermagem. Nesta etapa a pessoa higieniza as mãos, é verificada a temperatura e saturação de oxigênio e os sintomas apresentados.
Depois disso a pessoa recebe uma máscara cirúrgica e então é encaminhada à classificação de risco realizada pela enfermeira e, em seguida, ao consultório médico. Após consulta, se necessário, será encaminhado à observação para ser medicado e realizar exames.
Segundo Cristina Ramos da Silva, supervisora de Enfermagem de Atenção às Urgências e Emergências da Secretaria Municipal de Saúde, foi montada também uma sala para casos graves. “Para os casos graves foi montada uma sala de atendimento especial com respirador mecânico, monitor/ desfibrilador e todo material/equipamento necessário para este atendimento”.
Cristina Ramos da Silva informou também, que se for necessária a internação, será realizado contato com o Samu que irá regular/transferir para o local adequado. “Se não houver necessidade de internação o paciente será orientado a retornar ao domicílio com recomendações médicas.”
A supervisora da Secretaria Municipal de Saúde parabenizou e agradeceu a todos os profissionais de saúde. “Quero externar minha gratidão a todos os profissionais que estão envolvidos no trabalho de combate ao Coronavírus e no atendimento permanente que é sempre dado no PA Sul. Obrigada a todos vocês pela parceria”.
Já o prefeito Daniel Alonso, que vistoriou na manhã desta quinta-feira, dia 26, acompanhado do Secretario Municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, a estrutura montada no PA SUL, explicou que foram seguidas as orientações do Ministério da Saúde neste trabalho. “Montamos uma estrutura nos moldes do Ministério da Saúde, com todo aparato profissional e de equipamentos para dar um atendimento de excelência aos nossos munícipes. Aproveito a ocasião para prestar minha homenagem aos nossos profissionais que não têm medido esforços para realizar suas tarefas nesta árdua luta momentânea. Vocês têm nossa admiração, respeito e gratidão”.

Fotos: Julio Cesar de Carlis