08 ABR 2020
CODEMAR
Codemar reforça proteção de equipes de trabalho no combate à Covid-19
Por se tratar de um serviço essencial à população, a empresa não interrompeu suas atividades durante o período da pandemia

Atendendo ao pedido do prefeito Daniel Alonso pela melhoria constante dos processos e serviços prestados à população, o presidente da Codemar (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília), Claudirlei Santiago Domingues, o Tatá, adquiriu e está distribuindo para as equipes de trabalho, os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os trabalhadores, em especial, mascaras e álcool para proteção contra ao Covid-19 (Novo Coronavírus).
O uso de EPIs pelos profissionais da Codemar sempre foi disponibilizado para as equipes de rua, que utilizaram luvas de couro, botas de proteção de couro em biodensidade com bico de aço e óculos acrílico contra poeira.
Em tempos de transmissão comunitária de Covid-19 passou ser essencial para qualquer tipo de atendimento a necessidade desses materiais, bem como o álcool em gel e 70º para desinfecção, e máscaras de dupla camada de pano para uso individual, visando à proteção dos profissionais que continuam nas ruas prestando serviços essenciais à população.
Em respeito aos Decretos Municipal e Estadual, foram dispensados do trabalho os funcionários da empresa que têm mais de 60 anos de idade, do grupo de risco que tem morbidades como cardiopatias, diabetes e etc, bem como os reeducandos do semiaberto, que foram recolhidos ao sistema prisional devido à pandemia.
Essas ações forçaram a queda de efetivo em mais de 60% da força de trabalho da Codemar, que mesmo com os quadros reduzidos continua realizando as operações de recuperação de vias, recape e pavimentação em Marília.
A despeito dessa crise, a empresa está garantindo o fornecimento dos EPIs para as equipes que atuam nas ruas, recebendo o reforço de máscaras de pano em dupla camada e uso individual, álcool nas formas gel e líquida (ambos 70º INPM), borrifadores para dispersão do liquido em ferramentas de uso comunitário com volantes de veículos, maçanetas, painéis de comando, maquinário e equipamentos de trabalho, além de orientações com devido uso e aplicação.
Os produtos estão sendo entregues pelos fornecedores gradativamente, conforme a disponibilidade, o que não afeta o abastecimento das unidades do município, já que se trata de EPIs próprios e específicos para profissionais da pavimentação.
Novas aquisições são realizadas de acordo com as necessidades no estoque. A distribuição de EPIs e outros insumos é realizada pelo almoxarifado central sempre no início do turno de trabalho e reposto no final do dia.
“Vivemos uma situação atípica, mas a equipe da Codemar está se empenhando muito para manter as atividades da empresa, não medindo esforços na busca de fornecedores para garantir que não faltasse EPI a quem está na linha de frente da batalha durante a recuperação das vias do município. Verificamos ainda uma corrente do bem muito forte, pelos munícipes que valorizam nosso trabalho, que é considerado essencial à sociedade e continua durante a pandemia, somos muito gratos. A proteção dos nossos profissionais é fundamental para garantirmos um serviço de qualidade a toda população”, afirmou Tatá.
O prefeito Daniel Alonso reafirmou o compromisso da administração municipal de recuperar a cidade e elogiou a equipe pelo trabalho da Codemar. “Eles são verdadeiros heróis, pois hoje a nossa principal demanda é com relação aos buracos. O trabalho de recuperar a cidade nunca vai parar e a população pode ter certeza que a Prefeitura vai seguir com este objetivo. Desejo todo sucesso a Codemar, já que ambas têm ampla experiência na área que atuam e vamos continuar acompanhando o trabalho de perto”.
EMPRESA
A Codemar é uma sociedade de economia mista, ou seja, entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei, para o exercício de atividade econômica, facultada pela Constituição sob a forma de sociedade anônima, tendo como principais atividades: pavimentação asfáltica, recapeamento asfáltico, construção de guias e sarjetas, conservação e manutenção de pavimentação asfáltica de vias urbanas, terraplenagem e construção civil, além de outras atividades correlatas.