08 ABR 2020
SAÚDE
Drive Thru para vacinação contra a gripe na zona sul prossegue nesta quinta-feira
Idosos e profissionais de saúde estão sendo vacinados no Complexo de Trânsito. Mais 1.400 doses serão disponibilizadas

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foram vacinados no primeiro dia do drive thru, realizado no Complexo de Trânsito da cidade, localizado na rua Anita Garibaldi, 49, no bairro Hípica Paulista, na zona sul, 553 pessoas nesta quarta-feira, dia 8 de abril.
Segundo a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido, para esta quinta-feira, dia 9, serão disponibilizadas 1.400 doses da vacina.
Renata Rodrigues Plácido reforça a informação que para agilizar o processo de vacinação, a Secretaria de Saúde orienta os idosos que forem ser vacinados que mantenham em mãos a caderneta de vacina, RG ou outro documento oficial com foto, ficando do lado direito do carro, ao lado do motorista.
Ela voltou a afirmar que o drive thru é uma opção a mais para evitar aglomerações e lembrou que a vacinação acontece normalmente em todas as unidades de saúde e também nas escolas Emef Mário Covas (rua Manoel Pinheiro Matos, 840, no Jardim Santa Antonieta); Emef Paulo Freire (rua José Cunha de Oliveira, 50, no Jardim Teotônio Vilela); Emef Myrthes Pupo Negreiros (rua Fernando Fontana, 195, no bairro Costa e Silva); Escola Estadual Padre João Walfredo Rothermund (rua Gildo Bonato, 277, no Jardim Planalto); Emef Antônio Ribeiro (rua Benedito Mendes Faria, 450, no bairro Nova Marília); e Emei Criança Feliz (avenida Guiomar Novaes, 155, no bairro Santa Antonieta); além da Comunidade Eurípedes Barsanulfo (avenida Sampaio Vidal, 2.110-A, no Jardim Continental).
A supervisora da Vigilância Epidemiológica de Marília, Alessandra Arrigoni Mosquini alerta mais uma vez a população que esta vacina não imuniza contra a doença do Covid-19, porém como os sintomas gripais e do novo coronavírus são parecidos, a imunização permitirá aos médicos mais facilidade de diagnóstico.
“A vacina contra a Influenza protege dos subtipos virais A (H1N1 e H3N2) e também Influenza B. O produto é feito de vírus inativado e não oferece risco de provocar gripe”, disse Alessandra
O sistema de vacinação drive thru foi um pedido do prefeito Daniel Alonso para evitar a aglomeração de pessoas nos locais de vacinação. “Vimos que Marília está entre as 13 cidades polos do estado de São Paulo com o risco maior para o contágio com o coronavírus. Por isso é importante sempre estarmos realizando ações que evitem ao máximo a aglomeração de pessoas”, disse o Chefe do Executivo.

CRONOGRAMA E DIA D

As fases da Campanha de Vacinação contra a Gripe, por público alvo, foram alteradas pelo Ministério da Saúde. Confira o novo cronograma
- 23 de março até 15 de Abril: idosos e profissionais de saúde;

Profissionais de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional já estão liberados para se vacinarem.

- 16 de abril: Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

09 de maio (Dia D de vacinação): todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h, sendo que serão vacinados professores das escolas públicas e privadas; crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto); povos indígenas; adultos de 55 a 59 anos de idade; e pessoas com deficiência.
A campanha seguirá em todo o país até o dia 23 de maio.

Fotos: Julio Cesar de Carlis