23 ABR 2020
Primeiro dia do Drive Thru de Vacinação no Marília Shopping aplica 226 doses
O sistema de vacinação vai prosseguir nesta sexta-feira, das 8h às 12h

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (23) o primeiro dia de drive thru no Marília Shopping para a vacinação contra a gripe. Além do drive thru, a vacinação também acontece em algumas unidades de saúde.
O público alvo desta que é a segunda fase da vacinação são caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e pessoas com comorbidades, ou seja, pessoas com doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, obesos, imunossupressão, transplantados e trissomias.
Foram aplicadas nesta fase até hoje 5.520 doses da vacina, sendo 5.085 em pessoas com alguma comorbidade, 288 em caminhoneiros e 147 em motoristas de transporte coletivo.
Segundo a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido, na primeira fase quando foram vacinados idosos e profissionais de saúde, foram aplicadas 41.765 doses de vacina, atingindo 100% da população alvo. "Na primeira fase atingimos toda a população alvo. Nesta fase estamos caminhando para que o mesmo aconteça. No total aplicamos até agora entre a primeira fase e nestes primeiros dias da segunda fase 43.129 doses da vacina".
Renata Rodrigues Plácido informou que o drive thru no Marília Shopping acontecerá também nesta sexta-feira (24), entre 8h e 12h.
“Para agilizar o processo de vacinação, a pessoa tem que apresentar uma solicitação médica atestando sua comorbidade ou mesmo um receituário médico recente comprovando que tem a comorbidade referida. Além disso, não pode se esquecer de levar a caderneta de vacina, RG ou outro documento oficial com foto”, disse Renata.
A responsável pelo Programa Municipal de Imunização lembrou que, além do drive thru, a vacinação segue normalmente nas seguintes unidades de saúde: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, UBS Chico Mendes, UBS Alto Cafezal, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros, UAS Santa Antonieta. USF Santa Antonieta III e USF Julieta
Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecerão nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega 1 e 2, USF Vida Nova Maracá.
Nas unidades não citadas acima não acontecerá a vacinação em razão destas terem sido redirecionadas para atender apenas os casos suspeitos de coronavírus.
Para o prefeito Daniel Alonso, a população está entendendo a importância desta vacinação neste momento. “A população está ciente que esta vacina não protege contra o coronavirus, mas ajuda no diagnóstico do Covid-19, já que os sintomas podem se confundir. Esta vacina é composta por vírus inativado e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
Esta segunda fase irá até o dia 8 de maio. Já no dia 9 de Maio acontecerá o Dia D da vacinação, quando todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h, sendo que serão vacinados professores das escolas públicas e privadas; crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto); povos indígenas; adultos de 55 a 59 anos de idade; e pessoas com deficiência.
A campanha seguirá em todo o país até o dia 23 de maio.