07 MAI 2020
EDUCAÇÃO
CASE: Programa Educação em Casa já é sucesso nas Emefs e terá início nesta sexta também nas Emeis
Plataforma digital, lançada em parceria com o Univem no último dia 28 de abril, vai atender os mais de 18 mil alunos da Rede Municipal de Ensino

O Programa Educação em Casa, lançado pelo prefeito Daniel Alonso no último dia 28 de abril, em parceria com o Univem (Centro Eurípides Soares da Rocha), já é sucesso entre os alunos das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e vai começar nesta sexta-feira, dia 8, para os alunos das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil).

O programa que já é considerado um case de sucesso é um acordo de cooperação entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Univem, com apoio da Câmara Municipal de Marília, com a implantação de uma Plataforma Digital de Apoio à Educação On Line.

Através da plataforma Google For Education, os mais de 18 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Marília têm acesso ao conteúdo pedagógico desenvolvido pelos professores durante esse período da pandemia em que as aulas presenciais foram suspensas.

Caso a família não tenha acesso à internet – PC, notebook ou celular – todo o conteúdo será disponibilizado também na forma impressa pelas escolas municipais.

“Os alunos do Ensino Fundamental já estão fazendo as atividades, pois as coordenadoras já prepararam o material. A partir desta segunda-feira, dia 11, os próprios professores já estarão alimentando a plataforma com as atividades. Nas Emeis, nesta sexta-feira as famílias já terão acesso ao login e a senha, que serão fornecidos pelas próprias escolas, através de contato com as famílias”, disse o secretário municipal da Educação, Prof. Helter Rogério Bochi.

A plataforma é considerada um sucesso pelos pais, com alguns alunos colocando inclusive o uniforme escolar para realizar as atividades. “Para nós é muito gratificante constatar o sucesso desse programa. Os pais estão muito satisfeitos e até nos enviam fotos dos filhos com os uniformes fazendo as atividades”, afirmou Rita de Cássia Borghetti, supervisora das Emefs – Marília conta com 20 escolas municipais de Ensino Fundamental e 8.055 alunos.

Já com relação às Emeis, a supervisora Karina Carrião Gomes de Oliveira, destacou o início das atividades nesta sexta-feira. “As famílias estão sendo informadas para terem acesso ao login, senha e ao próprio tutorial, que ensina a família a navegar na plataforma digital, onde existe um menu chamado Mural, em que a família terá contato direto com os professores para esclarecer dúvidas exclusivas em relação às atividades. Se a dúvida for com relação ao acesso e login, a família deve entrar em contato com a escola. Já nesta sexta os pais terão acesso ao login e senha para entrarem na plataforma”.

O município tem 10 mil alunos na Educação Infantil e total de 43 unidades escolares de educação infantil, incluindo o Restaurante Infantil, o Amélie Boudet e o Lar da Criança.

EDUCAÇÃO ESPECIAL
Também os alunos da Educação Especial, que são cerca de 450 entre aqueles com deficiências e com necessidades educativas especiais, serão abrangidos pelo Programa Educação em Casa, como explica a diretora do Cemaee (Centro Escola Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Karla de Souza Moreira.

“Temos 37 professores de Educação Especial e eles estão finalizando o cadastro dos alunos, que receberão as atividades normais e também algumas específicas para cada caso, como já acontecia nas aulas presenciais. Serão montados alguns kits para serem retirados por esses pais nas escolas que os alunos estão matriculados. Vamos precisar nesse momento de muito apoio dos pais para que esses alunos realizem essas atividades em casa. Acredito que já na segunda-feira, dia 11, daremos início”, informou a diretora.

O secretário Prof. Helter Bochi parabenizou o prefeito Daniel Alonso pela iniciativa e ao Univem pela parceria. “É uma inovação na rede municipal de ensino e em tempo recorde foi montada essa plataforma de alta qualidade e com custo zero para o município. Parabenizo o prefeito Daniel por mais essa iniciativa e agradeço ao Univem pela parceria, dando-nos todo apoio e suporte nesse Programa Educação em Casa.”

As plataformas de acesso ao programa são: https://www.marilia.sp.gov.br/educacaoemcasa e https://www.univem.edu.br/educacaoemcasa/.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM