14 MAI 2020
SAÚDE
Prefeitura inicia nesta segunda feira a última etapa da vacinação contra a gripe
Nesta fase serão vacinadas pessoas com idades entre 55 e 59 anos e professores das redes públicas e privadas

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que termina nesta sexta-feira, dia 15, a fase da vacinação contra gripe que está imunizando pessoas com deficiência; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e mães no pós-parto até 45 dias.
Na segunda-feira, dia 18, terá inicio a 2ª etapa da terceira fase de vacinação, que atenderá professores das escolas públicas e do setor privado e adultos de 55 a 59 anos de idade.
Segundo Juliana Carvalho Bortoletto, enfermeira da Sala de Vacina do Município, além das unidades de saúde que estarão aplicando a vacina até o dia 5 de junho, na segunda-feira (18) e na terça-feira (19) a vacinação acontecerá também no sistema drive thru, entre 8h e 12h, no pátio da Comunidade Cristã Ágape, localizada na rua Andrade Neves, 85, no Jardim Maria Izabel, zona leste da cidade.
“Para serem vacinadas as pessoas precisam levar um documento com foto para comprovação da idade e os professores devem levar documento que comprove o vínculo empregatício”, afirmou Juliana Bortoletto.
Vale lembrar que quem tem direito a se vacinar contra a influenza e perdeu a alguma etapa da campanha ainda pode se imunizar. É só ir ao drive thru com os documentos necessários (como a comprovação de idade de alguma comorbidade, se for o caso), ou em uma das unidades de saúde que estão aplicando a vacina.
“As crianças com menos de 6 anos de idade que ainda não tomaram a vacina, só serão vacinas nas unidades de saúde porque elas precisam levar a carteirinha de vacinação para atualização com outras vacinas periódicas”, explicou a responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, lembrou a importância da vacinação contra a gripe, principalmente neste momento de pandemia, já que os sintomas da gripe são parecidos com a Covid-19 e se a pessoa se vacinou, fica mais fácil e rápido o diagnóstico dos pacientes que apresentarem sintomas respiratórios.
“A vacina não previne contra a Covid-19, mas desafoga o sistema de saúde, pois protege contra a Influenza e dos subtipos virais A (H1N1 e H3N2) e também Influenza B, que também são doenças potencialmente graves”, destacou Cássio Luiz Pinto Júnior.
O prefeito Daniel Alonso agradeceu a parceria com a Comunidade Ágape para a realização de mais estes dois dias de drive thru e orientou para que as pessoas não deixem de irem receber a vacina. “Agradeço à Comunidade Ágape, que nos ajuda assim a evitar aglomerações nas unidades de saúde e peço a todos que estão entre o público alvo desta etapa que não deixem de procurar um posto de vacinação para receber a vacina. Ela é muito importante porque pode salvar vidas”.
Além do Drive Thru, a vacinação está sendo feita nas seguintes unidades de saúde: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, UBS Alto Cafezal, UBS Chico Mendes, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros e UBS Santa Antonieta, Santa Antonieta III e Liliana.
Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecerão nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF, Padre Nóbrega I e II.

Fotos: Julio Cesar de Carlis