18 MAI 2020
SAÚDE
Marília cumpre todas as determinações do TCE-SP sobre gastos no combate ao Covid-19
Dados podem ser conferidos através do seguinte endereço eletrônico: https://transparencia.marilia.sp.gov.br/index.php/despesa_covid/index

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Tecnologia da Informação, vem cumprindo todas as determinações do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) com relação aos gastos do município no combate ao Covid-19 (Novo Coronavírus).
Todos os dados de Marília estão disponíveis no Portal da Transparência do município que, aliás, é considerado um dos mais eficientes e completos do estado, com dados disponibilizados em tempo real sobre a administração pública da cidade.
Especificamente no combate ao Covid-19, todos os gastos podem ser acessados através do seguinte endereço eletrônico por qualquer cidadão: https://transparencia.marilia.sp.gov.br/index.php/despesa_covid/index .
O secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto, informou que os dados estão disponíveis no Portal da Transparência desde o último dia 13. “A nossa equipe tem trabalhado intensamente na atualização desse sistema, que está funcionando perfeitamente, disponibilizando todos esses dados a qualquer cidadão que tiver interesse. E posso assegurar também que a Prefeitura vem cumprindo tudo o que o TCE-SP vem solicitando.”
Já o secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, disse que ainda na manhã desta segunda-feira, dia 18, foi realizada uma reunião sobre a alimentação dos dados no Portal da Transparência.
“Tivemos essa reunião com o pessoal da secretaria de Tecnologia da Informação, pois queremos que o sistema fique mais acessível e com as informações atualizadas em tempo real. Algumas modificações foram feitas nesse sentido, facilitando que qualquer munícipe possa acompanhar online onde cada centavo está sendo investido no combate à pandemia do Novo Coronavírus em nossa cidade. Agradeço ao secretário Eduardo Yamamoto e a toda sua equipe por esse trabalho de dar transparência a todo recurso que entra na Prefeitura para o enfrentamento ao Covid-19”, disse Cássio Júnior.
A gestão do prefeito Daniel Alonso foi uma das primeiras cidades do estado a decretar a quarentena e a tomar uma série de ações no enfrentamento à pandemia, como Decretação de Estado de Calamidade Pública em Marília; Criação do Comitê Gestor de Combate ao coronavírus (com nove reunião já realizadas); Plano de contingência junto com hospitais com o aumento dos números de UTIs; Higienização dos ônibus coletivos; Lançamento de site com dados e mapa georreferenciado com os casos suspeitos e confirmados; Estruturação do PA Sul para atendimento exclusivo de pacientes com suspeitas; Higienização/desinfeção dos locais de maior movimentação em todas as regiões; Prorrogações de impostos; Compra de 15 mil testes rápidos; Restruturação da Rede Municipal Básica de Saúde com mais de 16 unidades estratégicas para atendimento a pacientes com suspeitas; Lançamento programa "Prato Cheio" que distribuirá cestas básicas a crianças da rede municipal de educação; Fundo Social entregou de mais de 11 mil cestas básicas doadas por empresários; Conquista de R$ 1 milhão da Entrevias para o complexo HC/Famema; Lançamento canal "Oi Cidadão" para combater as fakenews; Conquista de R$ 490 mil com o Deputado Estadual Adalberto Freitas para a Santa Casa; Anúncio de pacote de recursos conquistados junto ao governo estadual e federal no valor de R$ 7,8 milhões; Lançamento do Programa “Melhor em Casa” que leva equipe médica e multiprofissional para as residências marilienses; Lançamento do Programa Educação em Casa, que leva ensino a mais de 18 mil alunos da Rede Municipal de Educação; Lançamento Serviço de Escuta aos Trabalhadores da Saúde; Criação Comissão de Médicos para a criação de protocolos; Conquista de R$ 500 mil com o Deputado Estadual Sargento Nery; Conquista de R$ 2 milhões com o Deputado Federal Capitão Augusto; Conquista de R$100 mil com Deputado Federal Fausto Pinato; Prefeito Daniel Alonso convidado para participar de Conselho municipalista de combate ao coronavírus; e Decreto do uso obrigatório de máscaras; entre outras.
“Todas estas medidas, aliadas ao apoio da população, fazem com que Marília tenha um dos menores índices de casos confirmados de todo o Estado de São Paulo; de ocupação de leitos para o coronavírus, que está na faixa de 5%; e de taxa de letalidade, que é de 0,42%. Marília está no caminho certo e já tem o seu plano para a retomada gradual das atividades paralisadas”, disse o prefeito Daniel Alonso.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM