02 JUN 2020
SAÚDE
Chefe do Executivo acompanha início dos trabalhos de nebulização contra o mosquito da dengue na zona oeste
Receberam a nebulização os bairros Argolo Ferrão e parte dos bairros Chico Mendes e Teruel

O prefeito Daniel Alonso acompanhou nesta segunda-feira (01) o início dos trabalhos de nebulização feitos por servidores do setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde em alguns bairros da zona oeste da cidade. Os trabalhos contaram também com o apoio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).
Foram atendidas nesta etapa 85 quadras dos bairros Argolo Ferrão e também parte dos bairros Chico Mendes e Teruel, que registraram maior número de casos de dengue. Em uma segunda etapa, a pulverização será feita nas partes dos bairros Chico Mendes e Teruel que não foram atendidas na primeira etapa
A supervisora do setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Dadalto, disse que as áreas que foram nebulizadas nesta segunda-feira ainda receberão mais duas aplicações. “A nebulização de cada área é feita três dias seguidos para maior eficácia do inseticida aéreo, assim que terminarmos esta etapa estaremos fazendo a nebulização nas ruas dos bairros Chico Mendes e Teruel que ainda não receberam”.
Adriana Dadalto disse ainda que outros bairros de Marília poderão receber a nebulização. “De acordo com os levantamentos de casos que vão surgindo e nível de transmissão poderá ser necessário este trabalho em outras áreas, mas por ora e com o nível da temperatura caindo ainda acredito que não haverá esta necessidade por enquanto”.
O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, explicou que antes da pulverização é feita uma visita por Agentes Comunitários e Agentes de Endemias. “Além de buscar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor não só da Dengue, mas também da Zika e Chicungunya, os agentes visitam as casas para orientar os moradores sobre os cuidados que devem ter para evitar estes criadouros e verificar se esta ação está sendo realizada pelos moradores, porque há muitos casos nestas áreas”.
O prefeito Daniel Alonso alertou sobre a necessidade da população ajudar no combate. “É muito importante a participação da população no combate à dengue e por isso estamos sempre pedindo para que as pessoas procurem evitar deixar vasilhas ou outros materiais que podem acumular água. Uma vistoria para evitar criadouros feita pelo menos duas vezes por semana já ajuda no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Peço a quem puder que recebam estes agentes porque eles estão aí para cuidar da saúde dos moradores da casa e de toda população”, afirmou o chefe do Executivo.
MEDIDAS
As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:
- Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
- Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
- Ao trocar a água dos Pets, lavar a vasilha
- Manter caixas d’agua bem fechadas;
- Remover galhos e folhas de calhas;
- Não deixar água acumulada sobre a laje;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
- Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
- Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
- Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
- Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Fazer sempre manutenção de piscinas;
- Tampar ralos;
- Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
- Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
- Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
- Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
- Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
- Catar sacos plásticos e lixo do quintal.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM