08 JUN 2020
SAÚDE
Prefeitura inaugura as novas instalações da Unidade Municipal de Fisioterapia e Reabilitação
Unidade, que leva o nome de Benedicto Barbosa, funciona em prédio inadequado há muitos anos

O prefeito Daniel Alonso inaugurou oficialmente na manhã desta segunda-feira, dia 8 de junho, as novas instalações da Unidade Municipal de Fisioterapia e Reabilitação “Benedicto Barbosa”, que está funcionando agora na avenida República, 2.819, no bairro Palmital, zona norte da cidade.
A unidade vinha funcionando há muitos anos em prédio inadequado na antiga Estação Ferroviária e a reivindicação para a mudança para um novo local é bastante antiga, sendo atendida pela atual gestão, trazendo mais conforto e dignidade aos usuários do local.
A solenidade de inauguração contou também com as presenças dos vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara) e José Carlos Albuquerque; do secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior; e da presidente do Comus (Conselho Municipal da Saúde), Tereza Machado; além da supervisora da unidade, Lara Mayumi Ishida Ocanha, e equipe da unidade.
Estavam presentes ainda os filhos do homenageado Benedicto Barbosa, cujo projeto foi de autoria do ex-vereador Válter Cavina: Pedro Marco Karan Barbosa, José Mauro Karan Barbosa, Sérgio Paulo Karan Barbosa e Alessandra Karan Barbosa; e parte da equipe técnica da Secretaria Municipal da Saúde, além de representantes do HC/Famema.
Daniel Alonso destacou a importância da Unidade Municipal de Fisioterapia e Reabilitação funcionar em local adequado. “Era uma reivindicação de muitos anos dos fisioterapeutas da Prefeitura, pois o local antigo não oferecia às condições adequadas e agora ficou ótimo. Agradeço a eles e a todos os profissionais da saúde pelo empenho e determinação no combate à pandemia da Covid-19, que fazem Marília ter um dos menores índices de todo o Estado de São Paulo. Desejo sucesso à equipe de fisioterapia, que trabalha com todo carinho na reabilitação das pessoas.”
O presidente da Câmara, Marcos Rezende, parabenizou a equipe da unidade pela conquista. “Era um pedido bastante antigo e que se torna realidade na gestão do prefeito Daniel Alonso. Para a Câmara Municipal é uma alegria e satisfação poder participar de mais essa melhoria na área da saúde, que vai oferecer estrutura adequada às pessoas que precisam fazer fisioterapia.”
Em nome da família, Pedro Marco Karan Barbosa agradeceu pela homenagem e parabenizou a Prefeitura pelas novas instalações da unidade. “A nossa família está muito grata pela homenagem, que eternizou o nome do meu pai, que dedicou sua vida à saúde pública e nos dizia sempre: não se esqueça das pessoas quando estiver subindo, pois você pode encontrá-las quando estiver descendo. Cumprimento o prefeito Daniel Alonso por esse novo local e por todo o seu trabalho, assim como a Câmara Municipal. Estamos muito felizes.”
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
A Unidade Municipal de Fisioterapia e Reabilitação “Benedicto Barbosa” funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, atendendo em média 70 pacientes por dia e que são encaminhados principalmente pelas unidades de saúde (UBS e USF).
Para realizar o atendimento, a unidade conta com 14 fisioterapeutas – o quadro conta ainda com um auxiliar de serviços gerais – e vários aparelhos e equipamentos, como Tens, Ondas Curtas, Ultrassom, Infravermelho, Aspirador, Turbilhão, FES, Barras Paralelas, Espaldar, entre outros.
“Temos ainda uma parceria com o curso de Fisioterapia da Unesp, com atendimento no período da tarde para a saúde da mulher. De uma forma geral, os pacientes são encaminhados pelas unidades de saúde, após passarem por consulta médica e posterior agendamento pela Central de Vagas da Saúde. Há muito tempo estávamos pedindo um melhor espaço e agora é um sonho que se torna realidade. Agradeço ao empenho da Prefeitura, da Câmara e de toda a Secretaria da Saúde por esta grande melhoria”, afirmou a supervisora da unidade, Lara Ocanha.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

08/06/2020
Inauguração das novas instalações da Unidade Municipal de Fisioterapia e Reabilitação