15 JUN 2020
Prefeitura inaugura as novas e modernas instalações da USF Jardim Marília
Unidade atende população de aproximadamente 4.000 pessoas da zona oeste da cidade

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Maternidade Gota de Leite, inaugurou na manhã desta segunda-feira, dia 15 de junho, as novas e modernas instalações da USF (Unidade de Saúde da Família) Jardim Marília “Raquel Nucce Dall Antonia Garbelini”, que fica na rua Acuçenas, 54, zona oeste da cidade.
A unidade funcionava antigamente na rua dos Jesuítas, 40, num prédio antigo e já inapropriado para o atendimento à demanda existente naquela unidade.
A solenidade de inauguração contou com as presenças do prefeito Daniel Alonso; dos vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara) e José Carlos Albuquerque; do secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior; e da presidente da Maternidade Gota de Leite, Virginia Balloni; além da presidente do Comus (Conselho Municipal da Saúde), Tereza Machado, e da equipe técnica da secretaria da Saúde.
As autoridades foram recepcionadas pela equipe gestora da USF Jardim Marília, formada pelo médico generalista Dr. Alexandre Nava Bicudo, pela enfermeira Maria Carolina Rodrigues Garcia e pelo dentista Wilson Spinola Muniz, e pelos demais integrantes da unidade.
O prefeito Daniel Alonso parabenizou todos os profissionais de saúde no combate à pandemia da Covid-19. “Até mais do que parabenizá-los, tenho que agradecer a todos pelo empenho e determinação no combate dessa pandemia. Vocês têm sido verdadeiros heróis, pois estão na linha de frente e fazem de Marília uma das cidades com menores índices de coronavírus do Estado.”
O Chefe do Executivo lembrou que já são 15 novos equipamentos entregues à população na área da saúde. “Entre reformas e novos espaços, já são 15 serviços entregues pela nossa gestão. Na semana passada inauguramos as modernas instalações da Unidade de Fisioterapia e Reabilitação e no próximo dia 3 estaremos entregando a USF Maracá, uma unidade nova para atender aquela região que cresceu bastante. Mesmo a gente priorizando o combate à pandemia, temos que seguir trabalhando e entregar melhorias a nossa população, visando sempre uma melhor qualidade de vida ao mariliense.”
O presidente da Câmara, Marcos Rezende, reafirmou que o Poder Legislativo está ao lado do Executivo nas boas obras e projetos da cidade. “Apesar de poderes independentes, estamos ao lado do Executivo nos bons projetos para que a população sempre tenha uma qualidade de vida melhor. Parabenizo a gestão do prefeito Daniel Alonso por mais essa obra e a Câmara estará sempre apoiando as boas ações em prol da nossa população.”
A presidente do Comus, Tereza Machado, afirmou que a atual gestão foi a que mais investiu na saúde. “O Comus tem acompanhado o trabalho de perto e podemos garantir que essa gestão foi a que mais investiu em saúde, tanto na parte estrutural como na parte funcional, com a contratação de vários profissionais através de concursos públicos. Parabenizo a todos pelo trabalho e tenho certeza que Marília está no caminho certo.”
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
A USF Jardim Marília “Raquel Nucce Dall Antonia Garbelini” funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, atendendo uma média diária de 30 pessoas entre consultas agendadas e demandas espontâneas.
A unidade atende uma população de aproximadamente 4.000 pessoas, englobando os bairros Jardim Marília, Fontanelli, parte do Alto Cafezal, São José, Mirante, Salgado Filho e IV Centenário.
A equipe é formada por 14 pessoas, sendo médico generalista, enfermeira, dentista, auxiliares de enfermagem (duas), auxiliar de escrita, agentes comunitários de saúde (quatro), agente de controle de endemias e auxiliar de serviços gerais.
A USF conta com consultório médico, consultório odontológico, consultório de enfermagem, sala de vacina, sala de inalação, sala de procedimentos, sala de reunião, sala de recepção, sala de espera, cozinha e sanitários.
“Agora temos uma boa estrutura física e uma equipe bem unida. O vínculo que temos com a população faz toda a diferença e facilita bastante o atendimento. Agradeço o prefeito Daniel por esse novo local, que nos dá totais condições para um atendimento adequando a nossa população”, disse a enfermeira Maria Carolina Rodrigues Garcia.
No próximo dia 3 de julho, a Prefeitura de Marília vai inaugurar a USF Maracá “Dr. Roberto Ryuiti Mizobuchi”, que irá atender toda aquela região dos bairros Maracá, Montana e Trieste Cavichioli, próxima ao distrito de Padre Nóbrega.

Fotos: Julio Cesar de Carlis