17 JUN 2020
Prefeitura entrega 8.525 kits de saúde bucal aos alunos das Emefs
A entrega é feita pelo programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Marília, por meio do programa Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está promovendo a entrega de 8.525 kits de higiene bucal (escova e creme dental infantil) para alunos das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental).
O secretario munincipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, informa que, como as aulas presenciais estão suspensas, os kits serão entregues aos pais na escola que a criança frequenta e mediante orientações da Secretaria Municipal da Educação.
“Dessa forma podemos colaborar para que as escovações sejam realizadas por nossas crianças (três vezes ao dia) bem como sugerimos aos pais ou responsáveis participarem, transformando a escovação em uma atividade prazerosa para a família”, disse o secretário.
A encarregada de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Drª. Gláucia Raful Sacomani, explicou que a cárie dentária e as doenças periodontais estão entre as doenças bacterianas mais comuns que afetam o homem, mas que podem ser evitadas se as pessoas incorporem as práticas diárias de higiene bucal e procurarem cuidados profissionais regularmente.
“Doenças bucais são facilmente preveníveis. A motivação e escovação supervisionada são meios para inserir ou mudar hábitos de higiene bucal em pré-escolares e escolares, pois os mesmos estão em fase de aprendizado, descobrindo-se e descobrindo suas sensações. A introdução da educação em saúde e cuidados com a higiene bucal durante a vida escolar é necessária para que as crianças se conscientizem da sua participação no processo de promoção de saúde”, afirmou a encarregada.
Já o secretário municipal de Educação, Prof. Helter Rogério Bochi, destacou que além da família, a escola é um local privilegiado para o desenvolvimento de ações de informação e educação em saúde, permitindo que se desenvolvam estilos de vida saudáveis.
“Nós agradecemos esta parceria com a Secretaria de Saúde. Programas educativo-preventivos como este possuem estratégias educativas motivacionais simples, de baixo custo, e podem ser aplicadas à realidade brasileira”.
O secretário de Educação lembrou ainda que “Em período normal de aulas os alunos recebem visitas periódicas de cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal, que realizam atividades de promoção, prevenção e controle da cárie dental, visando à mudança nos hábitos de higiene que perdurem ao longo da vida realizadas por nossas .crianças.”

Fotos: Divulgação

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-da-educacao-lancam-programa-de
Ontem
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Educação lançam Programa de Educação Alimentar e Nutricional para todas as Emeis e Emefs