25 JUN 2020
EDUCAÇÃO
Marília recebe Selo de Qualidade “Bom Percurso” do Instituto Rui Barbosa na rede municipal de Educação
Apenas 118 municípios de todo o país foram premiados em estudo “Educação que Faz a Diferença”

A Rede Municipal de Ensino de Marília na gestão do Prefeito Daniel Alonso conquistou nesta quinta-feira, dia 25, mais um prêmio em nível nacional. Trata-se do Selo de Qualidade “Bom Percurso”, através do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), em parceria com o Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional).
Em todo o país foram premiados apenas 118 municípios, sendo 31 deles no Estado de São Paulo. Além de Marília, somente outras duas cidades da região receberam também o selo: Piraju e Santa Cruz do Rio Pardo. Outro destaque do estado foi a cidade de Jales, que ficou com o selo de qualidade “Excelência”.
O CTE-IRB, em parceria com o Iede, realizou ao longo do ano de 2019 e início de 2020 o estudo “Educação que Faz a Diferença”, cujo objetivo principal foi mapear as redes com bons resultados no ensino fundamental, identificando as boas práticas adotadas pelas mesmas.
E a Rede Municipal de Marília foi contemplada com o selo, em reconhecimento aos bons resultados que vêm apresentando no ensino fundamental, participando de forma online do lançamento nacional do estudo “Educação que Faz a Diferença”, que aconteceu nesta quinta-feira, em cerimônia transmitida ao vivo pela internet, através da página do CTE-IRB no Youtube.
O estudo contou com a adesão dos 28 Tribunais de Contas do País com jurisdição na esfera municipal. A pesquisa nacional mapeou redes municipais com bom desempenho no Ensino Fundamental e identificou as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotadas.
Para compreender em profundidade as práticas e estratégias utilizadas, 65 técnicos de todos os 28 Tribunais de Contas brasileiros realizaram pesquisas de campo, sendo que o levantamento identificou 118 redes de destaque, que foram agrupadas segundo características semelhantes: redes de Excelência, Bom Percurso e Destaque Estadual.
A equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação de Marília, comandada pelo secretário Prof. Helter Bochi, acompanhou a premiação online do auditório da Prefeitura de Marília e destacou mais essa conquista da rede municipal de ensino.
“Estamos muito satisfeitos, pois Marília continua sendo referência em educação para todo o país. Isto porque aqui temos uma rede em que todos têm o mesmo objetivo, desde o prefeito Daniel Alonso, passando pelos professores, diretores, equipes de apoio e manutenção, que é garantir um processo de ensino e aprendizagem de qualidade aos nossos alunos. Esse prêmio é de toda a nossa cidade, mas principalmente das nossas crianças, que são a razão de todo esse trabalho”, disse o secretário Prof. Helter.
O prefeito Daniel Alonso parabenizou a equipe da Secretaria Municipal da Educação por mais essa conquista. “Toda a rede está de parabéns e a educação municipal funciona como uma engrenagem perfeita. Com essa união, a gente faz de Marília uma referência na educação e não vamos medir esforços para que continue sempre assim. Temos uma merenda de alta qualidade, materiais e equipamentos de primeiro mundo, sendo que desde o ano passado incluímos o tênis escolar junto com os uniformes de verão e de inverno, mochilas, estojos e kits escolares; mas principalmente temos diretores, professores, auxiliares, coordenadores e servidores da rede focados num mesmo objetivo, que é oferecer educação de qualidade as nossas crianças.”

Fotos: Julio Cesar de Carlis

Noticia com-apoio-da-prefeitura-municipal-rotaract-club-de-marilia-de-dirceu-realiza-oficinas
Há 1 hora
Com apoio da Prefeitura Municipal, Rotaract Club de Marília de Dirceu realiza oficinas culturais para imigrantes em iniciativa voltada para integração