02 DEZ 2020
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Marília registra a abertura de 3.462 novas empresas nos primeiros 11 meses do ano
Mais uma vez o centro com média mensal de (28%) e zona leste (21%) foram as regiões que registraram o maior percentual de abertura

Os dados divulgados nesta quarta-feira, dia 2 de dezembro, pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, através do Centro de Pesquisa e Informação, mostram que nestes primeiros 11 meses do ano, Marília registrou a abertura de 3.462 empresas, sendo 537 empresas gerais e 2.925 MEIs (Microempreendedores Individuais), com um capital total de R$ 43.214.202,00.
A maioria das empresas abertas desde janeiro até 30 de novembro foi na região central da cidade com 28% do total, seguida pela zona leste com 21%. A zona norte teve 19,8%, a zona sul ficou com 17,4% e a zona oeste registrou 13,6%.
Em 2019 neste mesmo período foi registrada a abertura de 3.489 empresas, sendo 686 gerais e 2.883 MEIs com um capital total de R$ 57.802.505.
O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, voltou a lembrar de quer apesar dos números totais deste ano até aqui estarem abaixo do mesmo período do ano passado, o resultado é positivo, levando-se em conta que a economia mundial está desacelerada e vive-se o advento da quarentena por causa da pandemia da Covid-19.
”Como eu já disse a economia mundial já vem apresentando problema de crescimento desde o fim do ano passado. Com a pandemia e esta incerteza que vivemos sobre abre ou fecha, alguns empreendedores ainda seguem cautelosos e preferem esperar para ver o que acontece nos primeiros meses do próximo ano”, disse o secretário.
Graças às ações do prefeito Daniel Alonso, que seguiu rigorosamente os critérios técnicos para muitas vezes divergir da posição em que o estado coloca Marília, os números não são menores. “Muitos empreendedores acreditam na gestão do prefeito Daniel Alonso e, mesmo com a pandemia, podemos ver que alguns setores não estão tão abaixo do mesmo período de 2019”, afirmou Nelson Mora.
O prefeito Daniel Alonso também falou sobre os números de aberturas de empresas na cidade neste período. “Se notarmos os números gerais a diferença no número de abertura de empresas não é tão grande, claro que com a pandemia e todos os problemas que ela trouxe, para a economia nacional, tivemos este ano a abertura de mais MEIs do que empresas gerais”, disse o chefe do Executivo.

Foto: Arquivo/PMM