20 JAN 2021
Prefeitura lança oficialmente nesta sexta-feira Programa Imuniza Marília
Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19 será apresentado em detalhes, após recebimento de mais 5.000 doses da vacina

O prefeito Daniel Alonso vai lançar oficialmente nesta sexta-feira, dia 22, a partir das 9h, numa unidade de saúde do município (o local ainda será confirmado), o Programa Imuniza Marília – Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19.

Marília foi uma das primeiras cidades do estado de São Paulo a receber a vacina Coronavac, do Instituto Butantan, na última segunda-feira (18) à noite, sendo que na terça-feira (19) o governador João Doria, ao lado do prefeito Daniel, participou do início da vacinação no município, que começou pelos funcionários do Complexo HC/Famema.

Na mesma terça-feira (19), por volta das 21h30, mais 5.000 doses da vacina chegaram à Secretaria Municipal da Saúde e serão utilizadas na imunização dos profissionais da linha de frente de atendimento à Covid-19.

“Iremos apresentar em detalhes o Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, sendo que o nosso cronograma, que está pronto desde dezembro, depende diretamente do envio da vacina pelos governos estadual e federal para ser executado. Chegaram 2.680 doses para o HC e agora mais 5.000 para a Secretaria Municipal de Saúde, que serão para os nossos profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à pandemia”, afirmou o prefeito Daniel Alonso.
Os primeiros a serem vacinados, de acordo com o Plano Estadual de Imunização de São Paulo, já a partir desta sexta-feira, serão os trabalhadores da Saúde e os idosos institucionalizados com mais de 60 anos de idade; na sequência virão os idosos com mais de 75 anos (1ª dose prevista para 8 de fevereiro); depois os idosos entre 70 e 74 anos (previsão 15 de fevereiro); a seguir os idosos entre 65 e 69 anos (com previsão para 22 de fevereiro); e os idosos entre 60 e 64 anos (1ª dose prevista para 1º de março) – a 2ª dose é aplicada 21 dias após a primeira.

O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, ressaltou que as datas previstas para a vacinação dependem da chegada de novos lotes de vacina para serem cumpridas. “O nosso calendário de imunização está definido, mas para que possa ser cumprido integralmente dependemos da chegada das vacinas. O Governo do Estado mostrou-se ágil no envio desses primeiros lotes e acreditamos que essa agilidade também irá acontecer nos próximos lotes a serem enviados aos municípios.”

Marília conta atualmente com 67 salas de vacinas cadastradas, sendo cinco privadas e 62 públicas. Destas 62 unidades públicas que realizam vacinação, 50 delas estão na Atenção Primária à Saúde.

Para o planejamento das ações de vacinação, as equipes de Vigilância Epidemiológica e Imunização e Vigilância Sanitária trabalham em conjunto para a realização das estratégias embasadas nos Planos Nacional e Estadual de Imunização.

INSUMOS E RH
O Plano Municipal prevê a aquisição pelo município dos seguintes insumos: 500.000 unidades de bandagem e 30 caixas térmicas poliuretano. Já os insumos previstos a serem disponibilizados pelo Estado são: 244.000 seringas e 244.000 agulhas.

A equipe de RH (Recursos Humanos) contará com colaboradores da Estratégia Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde; residentes da Famema (Faculdade de Medicina de Marília); discentes dos 4º e 5º anos do curso de Enfermagem da Famema, discentes e docentes do curso de Enfermagem da Unimar (Universidade de Marília); e discentes dos 5º e 6º anos do curso de Medicina da Unimar.