27 MAR 2019
FAZENDA

O chefe do executivo mariliense  participou na noite dessa terça-feira, dia 26, na sede da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marília) do encontro “Marília do futuro, parceria do Presente. Entenda como a sociedade e poder público alinhado constroem o futuro da cidade”. O evento contou com a presença do engenheiro civil Silvio de Barros, ex-prefeito de Maringá e que será consultor para criação do CODEM (Conselho de Desenvolvimento de Marília).

O CODEM terá o objetivo de discutir, com base nos indicadores econômicos de Marília, a falta de planejamento futuro, a descontinuidade das ações dos governos na cidade, da indignação e da capacidade de mobilização da comunidade. A ideia é realizar reuniões com participações da Prefeitura e Câmara de Marília, Lions, Rotarys, Lojas Maçônicas, Sindicatos, Associações e outras entidades da Sociedade Civil.

A ideia é colher subsídios para propor um projeto de lei na Câmara de Vereadores com caráter deliberativo e consultivo e com a finalidade de propor e fazer executar política de desenvolvimento econômico, constituído por entidades representativas dos diversos segmentos organizados da sociedade.

Na ocasião o prefeito Daniel Alonso ressaltou que no futuro outras gestões poderão levar à frente os projetos propostos  pelo CODEM, “Me sinto muito feliz em participar desse evento, hoje estou prefeito  entendo que os projetos que forem apresentados pelo CODEM devem ser seguidos pelos novos gestores .  Inclusive esses projetos devem ser apresentados em campanha por todos os candidatos e se comprometerem a segui-los e colocando em prática caso sejam eleitos”, completou o atual gestor Municipal.

Antes do  evento Silvo Barros visitou a Prefeitura de Marília e junto ao Prefeito Daniel Alonso e o Presidente da Câmara de Vereadores Marcos Rezende, foi recebido por entidades e secretários municipais. Entre outros assuntos, ele relatou a experiência do Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem), criado há mais de 20 anos, e que promoveu grandes transformações no perfil do município.

O ex-prefeito de Maringá destacou que a experiência do Codem, daquela cidade, mostra que o planejamento cabe à sociedade civil organizada. “Cabe às entidades que são legítimas representantes da comunidade, discutir, debater e analisar o caminho futuro para que o poder público possa tomar decisões que não venham a sequestrar o futuro das cidades. Ao contrário, é fundamental ser pró-ativos para que venham a construir uma solução melhor do que temos hoje”, disse.

Em seu entendimento, o poder público de modo geral trabalha com um horizonte de quatro anos, fazendo aquilo que o prefeito se comprometeu com a população. Porém, as cidades têm vida muito mais longa e existem ações que precisam ser feitas as quais vão produzir frutos talvez com 10 ou 20 anos. Segundo Silvio Barros, o planejamento de longo prazo não tem a ver com decisões que serão tomadas lá na frente, mas sim com as consequências das decisões tomadas hoje. “Se não pensarmos em longo prazo e trouxer essas demandas para a realidade atual, seremos atropelados por um futuro que teoricamente é conhecido, mas não nos preparamos para enfrentá-lo”, encerrou.

A frente dos trabalhos para a criação do CODEM está a ACIM que através do presidente Adriano Luiz Martins, que vem se dedicando com visitas técnicas, discussão de temas organizacionais, contratação de consultoria e promoção de eventos. Desse encontro participaram entidades, empresários e entidades da sociedade civil organizada. O presidente da Câmara de Vereadores foi representado pelos vereadores José Luiz Queiroz e Maurício Roberto. A secretária executiva do Codem de Maringá/PR, Márcia Santini também participou do encontro.

27/03/2019
Fotos da Notícia: Prefeitura abre o “Marília do Futuro, parceria do Presente” e dá ponta pé inicial para criação do CODEM
Noticia contribuintes-de-marilia-que-realizarem-o-recadastramento-do-imovel-podem-obter-ate-7-de
Há 6 dias