25 MAR 2019
EMDURB

Melhorias são realizadas pela Emdurb e serão contínuas

A Prefeitura de Marília, através da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), continua com o processo de melhorias da estrutura e serviços do Terminal Rodoviário Interestadual “Comendador José Brambilla”.

Desde sua inauguração, há 15 anos, o local não recebia reformas. Nas últimas semanas foram instaladas novas poltronas, TVs e câmeras de segurança.

De acordo com o presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça, as melhorias são contínuas e devem durar ainda mais alguns meses. “Desde que foi inaugurada a nossa rodoviária não recebia melhorias, sendo assim, por determinação do prefeito Daniel Alonso, tivemos um olhar especial para esse local e desde o início da gestão estamos fazendo as melhorias significativas.”

As últimas melhorias foram a instalação de 81 novos assentos na sala de espera, duas novas TVs de 50 polegadas, novas câmeras de vigilância, cancelas nos estacionamentos e pintura da fachada dando ênfase que a cidade foi a primeira no país a ter um terminal rodoviário em 1938.

“Nós recebemos diariamente milhares de pessoas na nossa cidade. O terminal rodoviário deve ser um local aconchegante e que mostra a cara de Marília. Ele estava abandonado e sem receber reformas há anos, não poderíamos deixar de mexer naquele local”, disse Daniel Alonso, prefeito de Marília.

Melhorias desde o início da gestão

As reformas no Terminal Rodoviário Interestadual “Comendador José Brambilla” tiveram início em 2017. Todo o estacionamento e a área administrativa receberam recape asfáltico, houve a troca de lâmpadas que há anos estavam queimadas, reformas de salas internas administrativas, pinturas de solo por toda a extensão, e colocação de 16 câmeras de segurança, dentre outras melhorias.

História

Recentemente no site Visão Notícias de Marília, o professor e historiador Ivan Evangelista Jr. Contou, em um artigo, a história da cidade ter a marca do primeiro terminal rodoviário do Brasil. Veja abaixo o artigo.

Inaugurada em 1938 a Estação Rodoviária de Marília é a primeira estação brasileira do gênero. A Empresa Estação Rodoviária de Marília Ltda., já tinha construído um prédio oval, conforme consta dos registros, um prédio no formato oval, tipo sobrado, com 11 cômodos, 2 sanitários e com garagem coberta.

Assim, foi construída a primeira estação, nas confluências das ruas Armando Sales de Oliveira, Carlos Gomes e Tancredo Neves. (os nomes das ruas mencionadas são os atuais)

Nesta época dos fatos o prefeito era João Neves de Camargo que com a ajuda de amigos tiveram a iniciativa de dotar a cidade de um terminal rodoviário.

Havia um grande e desorganizado movimento de jardineiras, mais de 70 veículos, partindo de Marília para patrimônios e cidades vizinhas.

O complexo reunia vários boxes, espaços alugados para bares, lojas de armarinho e a famosa garaparia que dava frente para a Rua Armando Sales.

Até certo período foi o principal ponto de partida e de chegada dos ônibus intermunicipais, porém com a modernização da frota e a crescente demanda de passageiros o terminal se tornou obsoleto.

Nesta época as empresas Silva e o Expresso de Prata já tinham linha para a capital paulista, mas não utilizavam como ponto de partida a rodoviária devido a sua pequena capacidade.

Curiosidades sobre este assunto:

– O terminal rodoviário de Marília foi inaugurado em 1938 *;

– O terminal de passageiros da cidade de Caconde/SP foi inaugurado em 1954.

– O terminal de passageiros da Luz/São Paulo foi inaugurado em 25 de janeiro de 1961;

* Portanto Marília é a primeira cidade do Brasil a contar com o terminal rodoviário ainda que a cidade de Caconde/Sp requeira este feito histórico.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM e Comissão Registros Históricos

Colaboração Texto: Portal Visão Notícias

25/03/2019
Fotos da Notícia: Prefeitura prossegue com reformas no Terminal Rodoviário. Novas poltronas, TVs e câmeras foram instaladas