01 ABR 2021
SAÚDE
Prefeitura amplia programa criado para dar suporte emocional aos trabalhadores da Saúde
Programa atende também trabalhadores que não puderam parar suas atividades por causa da pandemia

Comunicado sobre a necessidade de se ampliar o serviço de escuta telefônica para orientação e suporte emocional para todos trabalhadores de serviços essenciais durante a pandemia, inicialmente criado para atender trabalhadores da saúde que passam por fatores desencadeadores de angústia de forma mais intensa por ser uma população exposta, o prefeito Daniel Alonso solicitou à Secretaria Municipal de Saúde de Marília que desse o suporte necessário para que isso acontecesse.
Assim, a Secretaria de Saúde, através do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) Marília e a Coordenadoria de Saúde Mental e sua equipe de profissionais, estenderam o serviço de escuta telefônica e suporte emocional para trabalhadores de um modo geral que precisem deste apoio.
Segundo Luciana Caluz Carvalho Pereira, supervisora do Cerest Regional/Marília, como estratégia para auxiliar trabalhadores da saúde de Marília, que atuam na linha de frente no combate ao Covid-19, foi criado um serviço de escuta.
Durante os atendimentos e em contato com organizações de apoio a trabalhadores como conselhos de classe e sindicatos, o Cerest Marília identificou necessidade de apoio emocional a outros grupos de trabalhadores que também estão no exercício de suas atividades durante a pandemia.
“Com a ocorrência da pandemia, em função dos cuidados que temos que ter e frente ao desconhecido, este é um momento de muito estresse e muita angústia, seja para quem está em serviços essenciais e mais expostos como é o caso dos trabalhadores da saúde, seja para aqueles que não interromperam suas atividades profissionais. Por isso, a disponibilidade do serviço pode ser um diferencial no combate ao Coronavírus, sendo uma medida preventiva de agravos de saúde mental em virtude da alta carga emocional e de trabalho nesse período de enfrentamento ao Covid”, disse a supervisora do Cerest.
Já Simone Alves Cotrin Moreira, supervisora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, voltou a destacar que as pessoas devem procurar se manter informadas sobre a pandemia, mas não consumir informações em excesso, manter uma alimentação saudável e número adequado de horas de sono, realizar exercícios de alongamento e atividades físicas mesmo dentro de casa. “É aconselhável também que as pessoas mantenham contato via telefone ou internet com aqueles que mais amam, mantendo a distância geográfica e diminuindo a distância afetiva”, afirmou a supervisora.
Aqueles que sentirem essa necessidade de acolhimento podem ligar no telefone (14) 3422-1897, das 7h30 às 12h30.