09 ABR 2021
Marília vai intensificar o combate para interromper a transmissão da dengue
Ações de nebulização das regiões consideradas prioritárias passarão a ser realizadas, de forma complementar, a partir desta segunda, dia 12

Considerando a necessidade de interrupção da transmissão de dengue que se encontra em curso no município, com casos da doença confirmados em todas as áreas da cidade, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que as ações de nebulização das regiões consideradas prioritárias passarão a ser realizadas, de forma complementar, por meio de equipamento móvel NAV, cedido pela Regional da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), a partir desta segunda-feira, dia 12 de abril.
O equipamento consiste em um canhão nebulizador de inseticidas a ultra baixo volume, acoplado a um veículo utilitário que percorrerá as vias públicas numa velocidade constante de 15 km/h, das 19h às 22h, com capacidade de cobertura de 80 a 100 quadras por dia, devendo o processo ser repetido semanalmente por três vezes, em cada área trabalhada.
As áreas deverão ser previamente preparadas por meio de BCC (Bloqueio Controle de Criadouros), atividade de visita domiciliar para identificação e remoção de recipientes e focos de larvas, realizada no menor espaço de tempo possível por agentes de saúde locais e apoiadores de outras unidades.
A primeira região a ser atendida compreende os bairros Vila Nova, Vila Barros, Palmital, São Judas e Castelo Branco, que concentra o maior número de casos suspeitos e confirmados de dengue no presente momento, onde o BCC foi concluído nesta semana com pendência de 37,85%.
Em seguida será atendida a região formada pelos bairros Jardim Julieta, Jardim Renata, Santa Antonieta, Santa Antonieta II, Parque das Nações e Marina Moretti, que já vem sendo preparada, devendo esse processo se estender por outros setores da cidade, de acordo com a evolução do quadro epidemiológico, até o controle da transmissão.
A ação será anunciada previamente na imprensa e nas mídias sociais, e um carro de som percorrerá, durante o dia, cada região a ser trabalhada, orientando a população a manter abertas as portas e janelas no horário programado, de forma a permitir a penetração do inseticida nos imóveis.
“É importante que a população atenda as nossas equipes na preparação das áreas, e que não haja criadouros do vetor nos quintais, pois isso compromete a qualidade do serviço”, disse o médico veterinário da Divisão de Zoonoses, Lupércio Garrido.
O trabalho da empresa terceirizada deverá ser direcionado aos distritos e comunidades em que o acesso do equipamento móvel for impraticável, aos imóveis públicos, Pontos Estratégicos e Imóveis Especiais.

Noticia unidades-basicas-de-saude-de-marilia-continuam-com-horario-estendido-e-mais-medicos-para
Ontem
Unidades Básicas de Saúde de Marília continuam com horário estendido e mais médicos para atendimento clínico de dengue
Noticia secretaria-municipal-de-saude-de-marilia-inicia-reforma-na-usf-do-distrito-de-rosalia-e